Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2005 - 17h10

ONG portuguesa protesta contra "América"

Publicidade

da Folha Online

Não são somente as associações protetoras de animais do Brasil que estão vigiando e protestando contra a novela "América". Até em Portugal, onde a novela ainda não estreou, as manifestações já começaram. A ONG Animais enviou recentemente um comunicado à emissora.

A Globo mantém um acordo para transmitir suas novelas em Portugal, mas a exibição nunca é simultânea, acontece depois de um mês de sua estréia no Brasil.

Assim como as instituições brasileiras, a ONG portuguesa se opõe à trama de Glória Perez ainda por acreditar que "ela esteja fazendo uma promoção declarada aos rodeios".

No Brasil, a polêmica envolvendo a sucessora de "Senhora do Destino" começou assim que tema da novela foi divulgado e prosseguiu mesmo após as declarações da autora de que o folhetim não incentivaria cenas de maus-tratos.

A situação se agravou e virou caso de polícia, depois que Glória Perez recebeu ameaçadas no Orkut de pessoas que se diziam defensores de animais.

A escritora recebeu mais de 8.000 mensagens com a foto de sua filha, Daniella Perez, que foi assassinada em 1992. Por conta do episódio, a autora também decidiu tirar da novela o núcleo que representaria ONGs de proteção aos animais.

Glória Perez afirmou que, apesar de ter tirado da história militantes que defenderiam os animais, o assunto continuará na trama. Ela disse ainda que convidou profissionais de todas as áreas para conversar. "A reação de grupos que se intitulam protetores de animais foi surpreendentemente agressiva", declarou em entrevista.

Leia trecho do comunicado da ONG Animal enviada à Globo

"Quero deixar claro que, evidentemente, repudio qualquer ofensa que tenha sido dirigida à autora Glória Perez. Quero também deixar claro que, como V. Ex.ª sabe, as centenas de milhares de pessoas que defendem os animais em Portugal, no Brasil e nos países em que habitualmente as novelas da Globo são exibidas são pessoas sérias e equilibradas que, sem perder na firmeza das suas posições e convicções éticas, sabem naturalmente defender os animais sem pensarem sequer em agredir pessoas, ao contrário dos autores das barbaridades a quem estas comunidades éticas se opõem. Esses, sejam promotores de rodeios, touradas, circos com animais ou outro meio de entretenimento cruel e ignorante não só têm como meio de vida e de obtenção de proveito econômico a brutalização de animais, como freqüentemente agridem defensores dos animais e quem quer que lhes oponha.

Muito honestamente, a resposta feita de V. Ex.ª --que deixa perceber a dimensão que estes protestos estão a ter é claramente inaceitável. Não se percebe por que razão não estiveram Glória Perez nem Jayme Monjardim em reuniões com organizações absolutamente credíveis, sérias e bem intencionadas, como a WSPA e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, nem se sabe por que razão a Globo desconsiderou completamente apelos perfeitamente razoáveis destas organizações, ainda antes da novela ser gravada. A única conclusão que se pode retirar é que Glória Perez, Jayme Monjardim e a Globo, por muito que aleguem ter preocupações sociais ou éticas, tomaram a decisão errada de promover a crueldade contra animais nos rodeios. Além do simples fato dos animais serem usados no entretenimento já ser considerado um erro.

Por último, o argumento da liberdade de expressão e de criação artística que V. Ex.ª apresenta não pode ser levado a sério, como V. Ex.ª também reconhecerá, embora talvez não publicamente. A questão é que qualquer pessoa racional moralmente sã facilmente compreende a liberdade de expressão como um valor extremamente importante, mas não absoluto. Se a liberdade de expressão é usada como base para promover o desrespeito pelos direitos humanos ou pelos direitos dos animais, isso é inaceitável e perverte a própria idéia e objetivo da liberdade de expressão.

O mesmo se pode dizer da liberdade de criação artística. Se a Globo, Glória Perez e Jayme Monjardim não entendem que a liberdade de expressão, de criação artística ou qualquer outra liberdade devem ser regidas por princípios éticos que devem estabelecer limites às liberdades individuais, nomeadamente para que o exercício das liberdades de uns (da Globo, da autora e diretor da novela, dos atores e dos empresários e praticantes de rodeios) não ofenda ou coloque em causa as liberdades de outros (dos animais que são injusta e imoralmente vítimas da cruel indústria que "América" promove), então fica claro para mim, como ser humano moralmente responsável, como cidadão informado e civicamente atuante e como espectador, que não só deverei boicotar a novela "América" e encorajar todos os meus familiares, amigos e conhecidos a fazerem o mesmo, como deverei também tornar mais fortes e visíveis os meus justos protestos contra esta novela que deve envergonhar a Globo e V. Ex.ª".

Leia a íntegra de uma das respostas da Globo:

"Antes de mais nada é preciso manifestar nossa solidariedade a Glória Perez, pois nada justifica a agressão estúpida que vem sofrendo. Também é preciso ressalvar, de saída, não só que se trata de autora dedicada a temas de interesse público e identificada com causas sociais. Da mesma forma, a TV Globo é reconhecida por sua responsabilidade social praticada inclusive através de suas novelas e jamais permitiria qualquer incentivo à ilegalidade ou a comportamento contrário à dignidade humana. Quanto à questão dos rodeios - que nem é o tema central da novela é forçoso registrar que a teledramaturgia de TV Globo tem levado ao ar inúmeros temas polêmicos, que, muito mais do que incentivo, tem sido uma poderosa oportunidade para a sociedade brasileira refletir a respeito. Podemos enumerar vários exemplos, como a prostituição, uso de drogas, racismo, uso de armas, alcoolismo, violência doméstica e desrespeito à terceira idade etc. Os militantes bem intencionados e responsáveis da causa da proteção dos animais certamente, no lugar de atentarem contra o direito humano à liberdade de expressão e de criação artística, certamente saberão usar esse tema da novela para, de maneira civilizada e pacífica, manifestarem sua opinião a respeito do que acontece amplamente na nossa realidade, no lugar de tentarem impedir uma obra de ficção".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a novela "América"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página