Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2005 - 11h10

"Big brothers" fazem maratona em veículos da Globo

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Ninguém deve ficar órfão tão cedo do "Big Brother Brasil 5", o programa que mobilizou as atenções do país e teve sua final, anteontem, equiparada a um jogo de Copa do Mundo --foram mais de 1,6 milhão de espectadores, segundo medição do Ibope na Grande São Paulo.

Depois de 79 dias de confinamento, os participantes do "reality show" iniciaram uma maratona de ações nos diferentes veículos das Organizações Globo --o que se convenciona chamar de "crossmedia"--, que se prolongará nas próximas semanas.

Logo após a saída da casa, ainda anteontem, o professor universitário baiano Jean Wyllys, 31, vencedor do prêmio de R$ 1 milhão com 55% dos votos do público; a modelo paranaense Grazielli Massafera, 22, segunda colocada (40%); e o comerciante paulista Sammy Ueda, 26, tiveram de espremer cinco minutos de uma agenda que até então desconheciam para conversar com a imprensa, antes de um chat no provedor de conteúdo da emissora que iria madrugada afora.

A maratona só estava começando. Eles ainda teriam de gravar participações para o "Video Show" de ontem, que mostraria os bastidores da final, e mais: ontem mesmo, os 15 participantes da quinta edição --considerada a de maior sucesso de audiência e mercadológico dentro da Globo-- participariam de chats de meia hora cada no Globo.com.

O canal Multishow, braço global no mercado de TV paga, também quis tirar uma "casquinha" das novas celebridades, gravando com eles parte de sua programação das próximas semanas.

Ainda ontem, os programas da emissora começaram a procurar os participantes para convidá-los para as gravações. No domingo, por exemplo, os três finalistas e Alan Henrique dos Santos, 26, o último eliminado antes da final, estarão no palco com Faustão.

Prêmios reais

Esse foi o "BBB" que mais teve ações comerciais durante sua realização. Aos participantes, foram distribuídas passagens aéreas, carros, eletrodomésticos e até franquias de restaurantes.

A Globo não fala em faturamento, mas vendeu todas as cotas de patrocínio --Fiat, Azaléia, Minuano, Assolan e Niely-- e colocou na casa tanto merchandising quanto os realizados na novela "Senhora do Destino", que chegou a ter uma ação por capítulo.

Os três finalistas do "BBB", por exemplo, ganharam um Fiat Dobló Estrada Real, que custa, segundo a tabela da montadora, R$ 50.490. Isso mostra que, na premiação real, quem ganhou mais --atrás de Jean-- foi Sammy, terceiro colocado (R$ 20 mil em dinheiro). Ele levou também uma franquia de restaurantes Bon Grillé, que, em média, custa R$ 400 mil, segundo a assessoria da rede, negócio que promete uma receita mensal bruta de cerca de R$ 70 mil.

Grazielli, a segunda colocada (R$ 50 mil em dinheiro), leva para casa também dois automóveis: o Dobló e um Palio Adventure, obtido por meio de uma prova, no valor de R$ 34.290. A Fiat também deu um carro de R$ 28.260 para o último eliminado do "reality show", Alan, por ter vencido uma prova durante o programa.

Investimentos

Na madrugada de ontem, após a final, Sammy comemorava o volume de prêmios. "É um terceiro lugar com gostinho de primeiro. Com o dinheiro, vou reformar minha lojinha de fotos, mas ainda não sei o que vou fazer com a franquia que ganhei", afirmou.

Jean, o mais novo milionário do país, também se dizia perdido. "Não caiu a ficha, pois nem cheguei a pensar que ficaria milionário. Quando me inscrevi, foi pensando na experiência de vida. Eu sou uma pessoa desorientada em termos de grana, não dá para dizer o que vou fazer agora. Quero que este dinheiro dê frutos a gente boa e honesta, como minha família. Vou pensar em investir em cultura, artes e espetáculos, arte e educação", disse Jean.

"Sinto medo", disse, em relação à sensação logo após a reviravolta que a vitória no programa causaria em sua vida como professor universitário. "Entrei pensando que sairia na segunda ou na terceira semana. Estava de férias na universidade, nem deu tempo de pedir demissão."

A final do "Big Brother" relembrou os momentos mais marcantes do programa, cujo sucesso se revelou na agilidade e no formato dramatúrgico da edição, e reuniu todos os participantes da edição no palco, com um show de Marcelo D2, que também aproveitou a chance para mandar seu recado ("Aí, minha preta! Tô aqui na Globo dizendo "Te amo" também!"), ao lado de espectadores ávidos pela câmera segurando cartazes, empunhando faixas e vestindo camisetas de torcida para os participantes. Todos querem garantir seus segundos de fama.

Leia mais
  • Big Brother Grazielli pede ao pai para posar na "Playboy"
  • Ator de "Sob Nova Direção" é internado com hemorragia cerebral

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "Big Brother Brasil 5"
  • Confira o especial "Big Brother Brasil 5"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página