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21/04/2005 - 10h29

"O Fantasma da Ópera" traz história de teatro assombrado por mascarado

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do Agora

A partir de hoje, os paulistanos poderão conferir a montagem brasileira de "O Fantasma da Ópera", espetáculo em cartaz há 19 anos em Londres e há 16 em Nova York. Na linha dos musicais vistos no Teatro Abril desde 2001, a produção da CIE Brasil tem texto e músicas versados para o português e um elenco formado só por atores brasileiros.

O resto é igual ao que se vê no exterior: cenários luxuosos, centenas de figurinos e perucas de época e muitos efeitos especiais, que elevam os custos da montagem e de manutenção para R$ 26 milhões. É o mais caro espetáculo teatral já feito no país _custou cerca de 40% a mais que "A Bela e a Fera", de 2002, por exemplo.

O reflexo aparece nos ingressos salgados: de R$ 65 a R$ 200.
Até o fechamento desta edição, mais de 20 mil ingressos já haviam sido vendidos _público para duas semanas de espetáculo_, mostrando que há mesmo gente disposta a pagar tanto para ver o musical. Composto pelo inglês Andrew Lloyd Webber, "O Fantasma da Ópera" é uma adaptação da novela do francês Gaston Leroux (1868-1927) sobre um misterioso mascarado que aterroriza a Ópera de Paris. Seu objetivo é fazer de sua amada, a corista Christine, a principal cantora do teatro. Em fevereiro, uma adaptação para o cinema dirigida por Joel Schumacher estreou no país, com fracos resultados.

Saulo Vasconcellos, que estreou em musicais há seis anos como o fantasma da produção mexicana, conta que o musical deu vida nova ao personagem. "Ele é mais romântico que no livro, o que explica as suas ações." Entre elas está enforcar pessoas e, na cena mais esperada, cortar as cordas que prendem o enorme lustre do teatro _que, sustentado por um mecanismo invisível, faz um vôo rasante sobre a platéia do musical e "pousa" no palco.

As atrizes Sara Sarres e Kiara Sasso (a Bela de "A Bela e a Fera") revezam-se como Christine, que acredita que o fantasma é um anjo enviado por seu pai morto até ele começar a aprontar. "Aos poucos, ela nota que aquele amor o tornou mau", diz Sara. Completa o triângulo amoroso o jovem Raul (Nando Prado), amigo de infância de Christine. Juntos, cantam o número mais familiar para os brasileiros, "All I Ask of You". A canção foi gravada por Emílio Santiago e Verônica Sabino como "Tudo o que se Quer", e foi acompanhada pelo cantarolar do público em apresentações anteriores à estréia.

Tocada por uma orquestra, a música melosa de "O Fantasma da Ópera" se estende por duas horas e meia _só quebrada, às vezes, por engraçadas aparições dos diretores do teatro e da histérica "primma-donna", Carlota (a cantora Edna D'Oliveira). Somado ao gigantismo da produção, o romantismo musical deixa a impressão de se ter visto um show, e não uma peça.

De quarta a sexta, às 21h. Sábado, às 17h e às 21h. Domingo, às 16h e às 20h. No Teatro Abril (av. Brig Luís Antônio, 411, Bela Vista, tel. 0/xx/11 6846-6060). De R$ 65 a R$ 200

 

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