Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2005 - 13h14

Locação do filme "Casa de Areia" foi um desafio para produção

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

Com orçamento de R$ 8,6 milhões, o filme "Casa de Areia", de Andrucha Waddington, teve como principais dificuldades o isolamento e o clima da região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde o longa-metragem foi filmado entre julho e setembro de 2004.

Os problemas de logística desafiaram os produtores da película, rodada na vila de Santo Amaro, com cerca de 2.000 habitantes e que contava com apenas duas pousadas prontas. Outras duas pousadas em construção tiveram que ser concluídas pela produção do filme.

Depois de 11 visitas da equipe de produção para estruturar o projeto, onde foram avaliadas as condições das estradas, o clima e os cenários, foi montada então a "operação de guerra" para abrigar o elenco em um ambiente quente, seco e com muita areia.

"A gente tinha a possibilidade de ir a Barreirinhas, aí o senador José Sarney e a [senadora] Roseana [Sarney], que tinham gostado muito do roteiro, aconselharam a gente a ir a Santo Amaro, o que parecia uma má idéia inicialmente. Mas lá as dunas eram um estúdio para nós, sem a interferência do turismo", contou o diretor.

Foram alugadas 30 casas para abrigar o projeto, que envolveu direta ou indiretamente, aproximadamente 200 pessoas.

"A gente percebeu que não deveria lutar contra natureza lá, que era muito forte. E a gente tinha que estar pronto para dançar conforme a música", afirmou Waddington.

Foram utilizados 22 veículos para as filmagens, mas as condições da natureza fizeram com que, em alguns dias, somente sete carros estivessem funcionando. Ao todo, quatro câmeras tiveram que ser trocadas em razão do excesso de areia na locação.

Depois de terminada as filmagens, houve um trabalho de limpeza da área, que incluiu o peneiramento da areia do local, durante três semanas, para evitar deixar para trás qualquer detrito da produção.

Leia mais
  • Isolamento e silêncio guiam espectador no poético "Casa de Areia"

    Especial
  • Veja galeria de imagens do filme "Casa de Areia"
  • Leia o que já foi publicado sobre Andrucha Waddington
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página