Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 10h48

Morre a atriz austríaca Maria Schell

Publicidade

da France Presse, em Viena

A atriz austríaca Maria Schell, irmã de Maximilian Schell, premiada em Cannes e Veneza, morreu ontem aos 79 anos, no sul da Áustria, informou hoje a rádio pública ORF.

Maria Schell, nascida em 15 de janeiro de 1926 em Viena, filha de um escritor suíço e de uma atriz austríaca, morreu em sua residência de Carintia, região sul da Áustria.

A atriz se destacou por sua maneira de interpretar e sua estranha sensibilidade desde seus primeiros filmes "Es kommt ein Tag" ("A Day Will Come", 1950), "Doctor Holl" (1953), "Herr über Leben und Tod" ("Master Over Life and Death", 1954).

Depois se mudou para o Reino Unido, onde manteve a boa linha de trabalhos, que incluíram alguns filmes feitos nos Estados Unidos. Entre os destaques estão "Os Irmãos Karamazov" e "Os Schinderhammer".

No Festival de Cannes de 1954 recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel no filme "A Ponte da Esperança" do austríaco Helmut Kautner.

Em 1958 recebeu o Leão de Ouro de Veneza por seu papel em "Gervásio".

Maria Schell encarnou nos anos 50 a jovem radiante dos Alpes austríacos.

Na década de 70 participou do primeiro "Superman" e de "O Dossiê Odessa", entre outros.

Seu irmão, o ator Maximilian Schell, também famoso internacionalmente, realizou em 2002 uma biografia para a televisão sobre a irmã enferma.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Maria Schell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página