Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2005 - 14h54

Peça de Paul Poiret bate recorde em leilão na França

Publicidade

da France Presse, em Paris

Um casaco desenhado em 1914 pelo estilista de vanguarda francês Paul Poiret foi arrematado hoje por mais de US$ 167 mil, batendo o recorde de venda em um leilão de peças desse tipo do século 20.

Uma enorme ovação tomou conta dos showrooms parisienses quando, após uma feroz disputa entre os interessados no local e pelos telefones, o martelo bateu quando o valor da peça chegou a 110 mil euros, preço que subiu para 131.648 euros, com os custos do leilão.

A porta-voz dos leiloeiros, Isabelle de Puysegur, confirmou que o casaco foi arrematado por um comprador estrangeiro, que pediu para permanecer sob anonimato.

O longo casaco de linho e seda, com listras brancas e azuis cruzando os ombros, contrastando com uma saia esvoaçante branca, pertenceu à ex-esposa de Poiret, Denise.

Ele integrava o lote de mais de 600 itens de Poiret leiloados em Paris, a maioria dos quais permaneceu escondido em baús no sótão da casa da família, depois que Denise se divorciou do estilista, em 1928.

Este foi o primeiro leilão de peças desenhadas por Poiret (1879-1944), que revolucionou o mundo da moda no início do século 20, ao libertar as mulheres dos espartilhos com seus vestidos esvoaçantes, ao mesmo tempo em que introduziu padronagens arrojadas e coloridas em seus tecidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paul Poiret
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página