Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2005 - 23h38

Novo ícone do movimento gay, Jean Wyllys desfila ao lado de Serra

Publicidade

da Folha Online

O professor universitário Jean Wyllys, 31, vencedor do programa "Big Brother Brasil 5", da Rede Globo, vai desfilar na nona edição da parada gay de São Paulo ao lado da atriz Fernanda Torres e, provavelmente, do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) --a assessoria da Prefeitura não confirmou a presença dele. Segundo a Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), os três estarão no carro abre-alas do evento.

"Estou super empolgado. É a primeira vez que vou para a parada gay de São Paulo. Sempre acompanhei a cobertura pela televisão, mas nunca tive a chance de viajar", diz Jean.

Homossexual assumido, Jean começou a virar o centro das atenções do público quando disse, ao vivo, que achava estar sendo vítima do preconceito de outros participante pelo fato de ser gay. Tanto antes como depois desse "desabafo", o professor nunca escondeu de ninguém na casa sua orientação sexual.

Jean disse que ficou feliz com o convite. Para ele, participar da maior parada do mundo reforça a satisfação dele ter se tornado, depois do "BBB", uma referência do movimento gay no país. "Vejo a parada de São Paulo como um dos mais importantes eventos promovidos pela sociedade civil organizada. O legal é que, além de ser uma manifestação política, a parada também é lúdica, é leve".

Sobre o fato de Jean ter se tornado referência, o psicólogo Klecius Borges, que trabalha com gays e lésbicas, diz que a vivência no programa contribuiu para dar mais visibilidade ao universo gay. "Ele foi um participante querido desde o começo. Não sei se fez o preconceito diminuir, mas com certeza ajudou na consolidação de uma cultura mais tolerante", acredita Borges.

Apesar de nunca ter vindo à parada gay de São Paulo, Jean sempre marcou presença nas paradas organizadas em Salvador --a 4ª Parada do Orgulho Gay da capital baiana está agenda para o dia 4 de setembro. "Vou desde o começo. Podiam ser apenas 300 pessoas na rua, mas eu estava lá", afirma ele.

O desfile da parada gay de São Paulo, marcada para o dia 29 de maio na avenida Paulista, é o principal evento da programação do mês do Orgulho Gay. Este ano, são esperadas dois milhões de participantes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página