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17/05/2005 - 16h52

Paternidade domina 3 filmes da disputa pela "Palma de Ouro"

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da France Presse

O filme "Broken Flowers", filme do diretor americano Jim Jarmusch, com um elenco encabeçado por Bill Murray, Sharon Stone e Jessica Lange, aborda com humanidade e humor a paternidade. O tema também é mote central de outros dois filmes exibidos nesta terça-feira, na mostra competitiva do Festival de Cannes: l'Enfant", dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e "Shanghai Dreams", do chinês Wang Xiaoshuai.

Em "Broken flowers", Bill Murray é Don Johnston, solteirão convicto e Dom Juan decadente. Ao ser abandonado por sua última conquista, recebe a carta de uma mulher que afirma ter tido um filho seu, fruto de um relacionamento vivido 20 anos antes, e que está em busca do pai desconhecido.

Mas a carta não tem assinatura, nem remetente e o selo dos correios é ilegível. Don, por sua vez, não tem a menor idéia de quem pode ser a mulher que lhe escreve.

Aconselhado por seu vizinho e amigo, Winston (Jeffrey Wright), apaixonado por romances policiais, Don se lança na busca das várias mulheres com que ele se relacionou há 20 anos. O filme vira, então, um 'road-movie', ao longo do qual o personagem encontra suas "ex" (Sharon Stone, Frances Conroy, Jessica Lange e Tilda Swinton), bem como o desejo da paternidade.

"Meus filmes se baseiam mais nos personagens do que na intriga. Neste caso, trata-se de um personagem de quem se constrói o retrato", afirmou o cineasta em Cannes.

No entanto, apesar das semelhanças do personagem consigo próprio, ele nega que este retrato seja seu. "Não é um filme pessoal, nem autobiográfico", disse, antes de reconhecer: o longa "tem elementos de minha própria vida, evidentemente".

Jim Jarmusch ("Estranhos no Paraíso", "Ghost Dog --Matador Implacável") é um dos poucos cineastas americanos independentes. "Sempre negocio o financiamento dos meus filmes com uma arma na mão. Se não posso trabalhar de forma independente, não trabalho", reforçou.

Outros filmes

A paternidade também é o tema central dos outros dois filmes exibidos nesta terça-feira na mostra competitiva de Cannes: "l'Enfant", dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e "Shanghai Dreams", do chinês Wang Xiaoshuai.

"L'Enfant" é a história de um casal de jovens marginais (Déborah François e Jéremie Renier) que vive de subsídios sociais e dos roubos cometidos por ele. Ela acaba de ter um filho --onipresente no filme, mas que o espectador nunca vê-- e ele, inconsciente e imaturo, parece ser incapaz de assumir a condição de pai.

Ganhadores da Palma de Ouro em 1999 com "Rosetta", que rendeu ainda o prêmio de interpretação feminina do Festival de Cannes para Emilie Dequenne, então atriz estreante e totalmente desconhecida, os Dardenne voltaram a integrar a lista de premiações do festival em 2002, com o prêmio de melhor interpretação masculina para o ator belga Olivier Gourmet por "Le Fils" (O Filho).

Finalmente, em "Shanghai Dreams", Wang Xiaoshuai ("Bicicletas de Pequim") fala da relação entre um pai e uma filha, confrontados com o dilema de trocar ou não a província onde vivem pela cidade grande na China dos anos 60.

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