Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2005 - 09h08

"A Vida Marinha com Steve Zissou" reúne Bill Murray e Seu Jorge nas telas

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

É sempre um pouco estranha e melancólica a vida para os personagens do diretor e roteirista americano Wes Anderson --gente solitária e incompreendida, de hábitos extravagantes que parecem um tanto bizarros para o restante do mundo. Essa árvore genealógica, que nasce com o estudante caxias de "Três É Demais" (98) e se amplia com a família e os agregados de "Os Excêntricos Tenenbaums" (01), ganha agora o reforço de meia dúzia de outras figuras esquisitas em "A Vida Marinha com Steve Zissou".

Os desajustes começam pelo personagem do título (Bill Murray, que já havia trabalhado nos dois longas anteriores de Anderson), assumidamente inspirado no oceanógrafo francês Jacques-Yves Costeau (1910-1997). Zissou faz documentários sobre suas expedições. Em uma delas, perde diante das câmeras um antigo membro da equipe, vítima de um certo tubarão-jaguar. A partir daí, torna-se obcecado pela idéia de encontrar o animal.

Espécie de cruzamento entre o capitão Ahab de "Moby Dick" e o comandante de "O Incrível Exército de Brancaleone", Zissou é cercado por uma trupe que inclui a mulher (Anjelica Houston), um assistente devotado (Willem Dafoe), um marinheiro-cantor chamado Pelé dos Santos (Seu Jorge) e um possível filho (Owen Wilson). Como antagonista, um oceanógrafo (Jeff Goldblum) que, além da rivalidade profissional, tem uma história de amor com sua mulher.

Não é um filme de gênero, mas de gêneros, que mistura registros --da comédia, do drama romântico, da aventura, da fábula infantil-- para dar conta de um argumento cândido como seus personagens, e cujo principal atrativo reside na maneira inusitada --solta para alguns, frouxa para outros-- de ser contado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ator Bill Murray
  • Leia o que já foi publicado sobre o diretor Wes Anderson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página