Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2005 - 09h20

Exposição de fotos da parada gay abre amanhã para o público

Publicidade

da Folha Online

O fotógrafo Augusto Paiva, que se dedica desde 2001 à cobertura fotográfica da Parada do Orgulho Gay de São Paulo, abre nesta segunda-feira, no saguão do Conjunto Nacional, uma mostra com 25 fotografias. Intitulada "Via Rosa" e com curadoria de Ricardo Peruchi, a exposição poderá ser vista até o dia 5 de junho, no saguão do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2073).

Augusto Paiva
Imagem que integra a mostra "Via Rosa"
Imagem que integra a mostra "Via Rosa"
"A exposição registra diversas facetas da maior manifestação gay do planeta. Evitei tratar algo tão complexo e, em alguns casos, até mesmo polêmico, apenas como uma mera celebração de orgulho, glamour e erotismo. Ela é sobre afeto, frustração, beleza e feiúra, contestação e conformismo, politização e alienação", explica Augusto Paiva.

Segundo o fotógrafo, entre os destaques da mostra estão a imagem "do sagrado e o profano", como Paiva intitula, de um carro da parada passando em frente à Igreja São Luís, e a fotografia de perfis de pessoas sob uma bandeira gigante com as cores do arco-íris (o símbolo do movimento gay").

As legendas foram feitas a partir de músicas de Chico Buarque a frases de Oscar Wilde (1854-1900) que, recontextualizadas, provocam no espectador uma reflexão além do simples gostar ou não gostar.

A mostra "Via Rosa" é parte de um projeto maior que, em 2006, quando a parada completar dez anos, culminará no lançamento de um livro.

A exposição integra a programação "Diversidade em Destaque", produzida pela Agência de Notícias da AIDS (www.agenciaaids.com.br/) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde DST/AIDS.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página