Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 16h35

São Paulo quer receber olimpíada gay em 2009

Publicidade

da Folha Online

O presidente da São Paulo Turismo (antiga Anhembi), Caio Luiz de Carvalho, apresentou hoje ao atual presidente do OutGames, Mark Tewksburya, a candidatura de São Paulo para ser sede dos OutGames 2009 - Jogos Gays. A primeira edição do evento está programada para acontecer entre 26 de julho e 5 de agosto de 2006, em Montreal (Canadá).

Entre os motivos apresentados a Tewksburya, ex-nadador e medalhista olímpico (prata em Seul e ouro em Barcelona), está o fato da capital paulista organizar a maior parada gay do mundo. Ano passado, a festa reuniu 1,5 milhão de pessoas. Para este ano, a estimativa da Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), é reunir 2 milhões de participantes.

Tewksburya, homossexual assumido e ícone do movimento gay mundial, explicou que a olimpíada tem como objetivos principais promover valores como respeito, diversidade e entendimento das comunidades gays de todo o mundo. Montreal espera receber no próximo ano 16 mil atletas.

Com esse discurso, o Outgames não restringe a participação apenas a atletas homossexuais, tomam parte das atividades também competidores deficientes e portadores do vírus HIV, além de simpatizantes.

O OutGames é uma dissidência da olimpíada original, chamada de Gay Games, cuja próxima edição será também em 2006, mas em Chicago, nos Estados Unidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página