Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 18h10

Exposição em São Paulo traz réplicas fiéis de dinossauros

Publicidade

da Folha Online

Referência mundial em zoologia e detentor do mais completo acervo da fauna neotropical do planeta --com cerca de 8 milhões de exemplares de animais--, o Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo) abriu hoje uma nova ala em sua exposição permanente, com réplicas fiéis de dinossauros que antecederam as aves. O objetivo é contar a história da "Evolução do Vôo".

A exposição tem modelos e réplicas de carnotauro, pterossauro, titanossauro, arqueopterix e o mais conhecido e temido de todos, o velocirraptor. Muito numerosos na América do Sul, os gigantes viveram na região durante o período Cretáceo (entre 70 e 120 milhões de anos atrás), cuja presença é confirmada por registros oficiais.

O módulo chamado "A Evolução do Vôo" conta, ainda, a origem do vôo e como surgiu, de forma independente, quatro vezes na história da evolução biológica. Primeiro, pelos insetos, há cerca de 200 milhões de anos. Muito tempo depois, pelos dinossauros, a seguir pelas aves e bem mais recentemente pelos mamíferos (morcegos).

O roteiro expositivo destaca, já no hall de entrada, um imponente esqueleto de carnotauro, em tamanho natural, com 4 metros de altura por 7 metros de comprimento.

Usando a arquitetura do prédio histórico e seu pé direito alto, as escadarias --antes inacessíveis ao público-- agora levam os visitantes ao encontro de dois esqueletos de pterossauros, pendurados no teto. As réplicas se baseiam em exemplares fósseis encontrados na Bacia do Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí), maior área do mundo em concentração de fósseis de pterossauros.

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo fica na avenida Nazaré, 481, no Ipiranga, zona sul da cidade. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/6165-8100. O museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 2 (grátis para escolas públicas mediante agendamento, visitantes menores de 6 anos e acima de 60; estudantes pagam meia-entrada).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dinossauros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página