Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 13h03

Festival de Cinema da Índia começa na quinta em Amsterdã

Publicidade

da France Presse, na Índia

O Festival da Academia Internacional de Cinema da Índia, que Bollywood (a Hollywood de Bombaim) realiza todos os anos no estrangeiro, desde 2000, para promover a indústria cinematográfica indiana no mercado internacional, começa na quinta-feira em Amsterdã, na Holanda.

O Robert de Niro indiano, Amitabh Bachchan, o alter ego de Tom Cruise, Shah Rukh Khan, e as ex-Miss Mundo Aishwarya Rai e Priyanka Chopra irão a Amsterdã para ajudar o cinema saído dos estúdios 'hollywoodianos' de Bombaim (atual Mumbai) a obter o reconhecimento do cinema internacional.

A Índia é a maior produtora de filmes do mundo, com mil longas-metragens anuais e um orçamento de aproximadamente 57 bilhões de rúpias (US$ 1,3 bilhão de dólares) em 2004.

Segundo os organizadores do evento, o interesse por seu cinema considerado kitch cresceu no cenário internacional, mas a Índia continua lutando para atrair o público ocidental e destacar-se em grandes festivais como o de Cannes, onde nunca foi representado.

A nova edição do festival terminará no sábado, com uma cerimônia de entrega de prêmios, depois da votação do júri e do público.

Na categoria melhor filme, as três produções estreladas por Shah Rukh Khan são consideradas as favoritas, como "Kal Ho Naa Ho" ("O amanhã pode nunca chegar"), que conquistou 14 prêmios em 2004.

Na categoria melhor ator, os favoritos são Shah Rukh Khan e Abhishek Bachchan. Na de melhor atriz, se destacam Preity Zinta, Sushmita Sen e Mallika Sherawat.

Os candidatos mais fortes para melhor direção são Yash Chopra, pelo filme 'Veer-Zaara', Farah Khan por "Main Hoon Na" e Ashutosh Gowarikar por "Swadesh".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cinema indiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página