Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 20h23

Academia Brasileira de Letras faz homenagem a Ferreira Gullar

Publicidade

da Folha Online

A Academia Brasileira de Letras (ABL) comemora nesta quarta-feira 108 anos de fundação. Durante a solenidade vários escritores serão homenageados, entre eles, o poeta e crítico Ferreira Gullar, que receberá o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de toda a sua obra.

Também serão entregues os prêmios ABL, escolhidos por uma comissão de imortais e dado a autores que se destacaram no ano anterior. Mário Chamie venceu na categoria ensaio, crítica e história literária com "A palavra escrita".

Já na categoria poesia aos poetas ganharam Neide Archanjo, por seu livro "Todas as Horas e Antes", e Vera Lúcia de Oliveira, com "A chuva nos Ruídos". Já Cristovão Tezza será agraciado com o prêmio ficção ao autor por "O Fotógrafo".

Quem venceu na categoria infanto-juvenil foi Rogério Andrade Barbosa, com o seu livro "Contos Africanos para Crianças Brasileiras". Já o prêmio de tradução irá para Eduardo Brandão pelo livro "O Espírito da Filosofia Medieval".

Os vencedores do prêmio ABL receberão R$ 36 mil, enquanto Gullar levará para casa R$ 75 mil. O orador da solenidade será o acadêmico Alfredo Bosi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Academia Brasileira de Letras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página