Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 13h56

Bruno Gagliasso vive zebra com crise de identidade nos cinemas

Publicidade

da Folha Online

"Deu Zebra!" ("Racing Stripes") estréia hoje nos cinemas brasileiros retomando a tática de utilizar atores famosos para atrair o público. Em sua versão original, tem astros como Dustin Hoffman, Whoopi Goldberg e Snopp Dogg. A versão dublada para o Brasil (a única disponível por aqui) traz Bruno Gagliasso, Cissa Guimarães, Evandro Mesquita, João Gordo e Matheus Nachtergaele.

Divulgação
Gagliasso vive Listrado
Gagliasso vive Listrado
A tática pode funcionar, uma vez que três desses atores trabalham atualmente em "América", novela do horário nobre da maior emissora do país. Mas a graça do filme está menos nos dubladores do que nas piadas, que fazem a produção de argumento tolo e fim previsível valer o ingresso.

"Deu Zebra!", dirigido pelo belga Frederik Du Chau, conta a história de uma zebrinha abandonada (Listrado, Bruno Gagliasso) que cresce pensando ser um cavalo de corrida. Ele é adotado pelo fazendeiro Nolan Walsh (Bruce Greenwood) e sua filha Channing (Hayden Panettiere), que resolve montar o animal.

Divulgação
Moscas garantem piadas
Moscas garantem piadas
O pônei escocês Tucker (cujo dublador deve ser desconhecido, uma vez que a distribuidora não se deu ao trabalho de mencioná-lo) toma para si a tarefa de treiná-lo, com o apoio da cabra Franny (Cissa Guimarães) e do desbocado pelicano Ganso (Evandro Mesquita). Em meio às suas desventuras, a trupe conhece ainda as moscas Buzz (João Gordo) e Scuzz (Matheus Nachtergaele), que serão de grande ajuda na hora mais crucial para Listrado.

Com o protagonista às voltas com sua crise de identidade e o repúdio dos cavalos de corrida, a graça da história fica a cargo de Ganso, Buzz e Scuzz. Eles garantem os melhores diálogos, que no Brasil ganharam até menção à situação atual de Sandy e Junior. À cabra Franny cabe ser a consciência do grupo --papel que ficou bem chato com a irritante dublagem à moda "Vídeo Show" de Cissa.

Divulgação
Foram usadas dez zebras
Foram usadas dez zebras
Os produtores fazem questão de dizer que nenhum animal foi maltratado durante as filmagens. Para viver Listrado, utilizaram dez zebras (dois filhotes e dois "adolescentes"). E, quando o adestramento não pôde contornar a natureza do animal selvagem, foram usados bonecos e efeitos especiais. Tucker, o pônei, teve de ser pintado de marrom (sua pelagem fica cinza em determinadas épocas do ano), mas não houve incidentes por conta disso, dizem os produtores.

Vale dizer --sem querer acabar com a fantasia-- que uma zebra não pode vencer cavalos de corrida. Ela pode chegar a até 45 km/h, enquanto os cavalos treinados podem atingir 60 km/h.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bruno Gagliasso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página