Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 16h29

Revista publica últimas frases de jornalista antes de suicídio

Publicidade

da Folha Online

A "Rolling Stone", revista na qual Hunter S. Thompson escreveu por anos, irá publicar uma nota escrita pelo jornalista pouco antes de cometer suicídio, em fevereiro deste ano.

Nascido em 1937 e conhecido por seu estilo explosivo, irreverente e satírico, Hunter Thompson contava histórias incongruentes e delirantes em primeira pessoa, a única garantia que encontrava para descrever corretamente suas próprias experiências.

Desprezado pela imprensa tradicional, Thompson, um colaborador da revista "Rolling Stones" e autor de livros como "Rum - Diário de um jornalista bêbado", batizou seu estilo de "gonzo", idéia que surgiu após ter visto uma corrida de cavalos.

Douglas Brinkley, biógrafo oficial de Thompson, afirma que as frases, deixadas em 16 de fevereiro, podem ter sido as últimas escritas pelo jornalista. A nota diz: "Chega de jogos. Chega de bombas. Chega de caminhar. Chega de diversão. Chega de nadar. Sessenta e sete. São 17 anos além dos 50. Dezessete a mais do que eu precisava ou desejava. Chato. Sou sempre desbocado. Sem diversão --para ninguém. Sessenta e sete. Você está se tornando mesquinho. Assuma sua idade avançada. Relaxe --isso não vai doer".

Thompson deixou a nota para sua mulher, Anita. Ele atirou em si mesmo quatro dias depois em sua casa, em Aspen (Colorado), após semanas de dor devido a problemas físicos que incluíam uma perna quebrada. A nota tem o título "Football Season Is Over" ("A Temporada de Futebol Acabou").

Brinkley escreve na revista, que estará nas bancas dos Estados Unidos nesta sexta-feira: "Fevereiro sempre foi o mês mais cruel para Hunter S. Thompson. Fã ávido da NFL [liga profissional de futebol norte-americana], Hunter tradicionalmente se envolvia com o Super Bowl em janeiro, como se fosse o período mais importante do ano. Fevereiro, ao contrário, era a época da depressão".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hunter S. Thompson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página