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22/10/2000 - 10h35

Sexo ganha mais espaço na Record

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da Folha de S.Paulo

A contratação de Adriane Galisteu. Uma novela sensual nas praias do Recife. O filme "Lolita". Apesar de a Rede Record oficialmente negar, o anúncio das novas atrações e a recente contratação da agência de publicidade Giusti-Loducca indicam que a emissora está tentando se livrar definitivamente da fama de "TV do Bispo".

Uma das maiores apostas da Record para este final de ano é o novo programa de Galisteu. Com o nome "É Show com Adriane Galisteu", a atração tem estréia prevista para as 21h do próximo dia 30 e ocupará, de segunda a sexta, uma hora na noite da Record. "O público jovem não tinha uma voz na emissora", diz Marcus Aragão, superintendente artístico e de programação. "Fizemos pesquisas, e elas indicaram que a Adriane era a pessoa mais indicada para falar com esse público."

"É Show" será ao vivo, de segunda a quarta, e gravado, às quintas e sextas. Terá shows musicais, entrevistas e reportagens externas. "Quero que o programa seja simples, mas sofisticado", diz Galisteu. "E que ele mude o tempo todo. Se tiver um formato fixo, a gente enjoa."

A apresentadora diz ainda que não é fácil fazer um programa diário: "As outras emissoras não liberam os artistas, e eles não podem ser entrevistados. Por incrível que pareça, a Globo é a que mais libera. Quando eu ainda estava no "Superpop", da Rede TV!, tentei levar a Feiticeira para o programa. A Band não deixou de jeito nenhum. Estou muito contente. A Record chega a 89% dos lares brasileiros, diferentemente da Rede TV!, que pode ser assistida somente em cinco cidades. Minha meta é ter um programa aos domingos. Acho que está fazendo falta uma mulher aos domingos".

Para a estréia do "É Show", está confirmado o quadro "Pratos Limpos", em que o DJ Zé Pedro mostrará casas de anônimos e famosos e almoçará com eles. No próximo dia 30, ele visita a Fat Family. A apresentadora infantil Eliana é outra presença confirmada. "O Justus não irá, não há necessidade disso", diz Galisteu, referindo-se ao seu ex-marido, atual namorado de Eliana.

Com a estréia do programa, a "Escolinha do Barulho" passará a ocupar o horário das 17h30, diminuindo em meia hora a duração do "Note e Anote", apresentado por Claudete Troiano, outra recém-contratada da Record. Desde que substituiu Cátia Fonseca no comando do programa, a atração perdeu um ponto no Ibope (cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).

"Mas, apesar de perdemos audiência, nosso faturamento aumentou em 40%. Os grandes anunciantes preferem uma apresentadora com o perfil da Claudete, que é uma ótima vendedora. Se o importante fosse só a audiência, eu colocaria a Tiazinha e a Feiticeira nuas a tarde inteira", diz Marcus Vinícius Chisco, diretor artístico e de programação da emissora.

Outra novidade é a próxima novela da Record, "Vidas Cruzadas", que deve estrear em novembro. Filmada nas praias do Recife, a novela mostrará a paixão de Patrícia de Sabrit por Alexandre Barillari.

A emissora anunciou também a sua nova safra de filmes, que serão transmitidos às quintas, no "Super Tela", e posteriormente num novo horário. "Queremos criar o "Tela Máxima", em que exibiremos filmes nas noites de domingo", diz Chisco. Entre os filmes, estão "blockbusters" como "Godzilla", "8 Milímetros", "Gattaca", "A Máscara do Zorro" e filmes sensuais, como "Garotas Selvagens", que mostra uma cena de sexo entre um homem e duas mulheres, e "Lolita", que conta o caso de um homem de meia-idade que com uma menina de 12 anos.

Apesar de a Record ter contratado a agência Giusti-Loducca e anunciado que irá transmitir programas e filmes aparentemente incompatíveis com a Igreja Universal do Reino de Deus, que pertence ao dono da emissora, Edir Macedo, a emissora nega que tenha a intenção de desvincular a TV da Igreja. "Acho isso impossível", diz Aragão. "Não contratamos a Giusti-Loducca com essa finalidade, mas para que ela criasse uma imagem mais moderna, mais quente, para uma emissora que já tem quase 50 anos e possui fama de TV antiga."

Chisco dá outra explicação. "A gente quer mostrar aos anunciantes que a Record é uma TV comercial, mas para isso não precisamos nos afastar da igreja. A Rede TV! e a Gazeta têm mais espaço para programas evangélicos do que a Record. E 68% dos telespectadores do "Fala que Eu Te Escuto" (programa da Universal transmitido pela Record) não são evangélicos. A agência foi contratada para mexer com mídia, divulgação, Internet e intranet. Não influi na programação. Ela está desenvolvendo uma campanha publicitária, com um novo slogan, que tentará aproximar mais nossos clientes -anunciantes e telespectadores- e mostrar que a Record não é a TV do bispo que chuta a imagem, é apenas uma TV comercial. E, enquanto for um bom negócio passar programas evangélicos, passaremos."


 

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