Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 11h36

MinC divulga hoje filme que concorre a indicação ao Oscar

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Cultura irá divulgar na tarde de hoje o filme brasileiro que será indicado pelo país a uma das cinco vagas para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Doze produções foram recebidas pelo MinC. O representante brasileiro será escolhido por uma comissão formada por sete críticos de cinema: Andréa França, Jaime Biaggio, João Carlos Sampaio, Maria do Rosário Caetano, Paulo Santos Lima, Rubens Ewald Filho e Sérgio Moriconi.

A divulgação será feita na sede do ministério, em Brasília. A lista final dos concorrentes ao Oscar sai no dia 31 de janeiro do próximo ano --a festa de premiação acontece no mês de março, em Los Angeles.

No ano passado, "Olga", de Jayme Monjardim, foi o escolhido. O longa-metragem concorreu com "Benjamim", de Monique Gardenberg; "Cazuza, o Tempo Não Para", de Sandra Werneck e Walter Carvalho; "De Passagem", de Ricardo Elias; "Garrincha Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr.; "Narradores de Javé", de Eliane Caffé; "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein; "Pelé Eterno", de Anibal Massaini Neto, e "Redentor', de Cláudio Torres.

O filme de Monjardim, porém, não foi escolhido pela Academia norte-americana para uma das cinco indicações. Outro filme com mãos de brasileiros na produção, porém, representou o país na maior festa da indústria do cinema mundial em outras categorias que independem de indicação do país de origem. "Diários de Motocicleta", de Walter Salles, recebeu indicações para o Oscar de melhor roteiro adaptado (José Rivera) e melhor canção ("Al Otro Lado Del Río", de Jorge Drexler), levando o último para casa.

Confira os 12 filmes neste ano:

"Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado
Sinopse: Um homem (Lázaro Ramos) é preso ao confessar um homicídio. Seu sobrinho (Darlan Cunha) de 15 anos tenta provar que ele é inocente, sob a alegação de que tentou livrar a namorada (Deborah Secco), ex-mulher do morto.

"Jogo Subterrâneo", de Roberto Gervitz
Sinopse: Martín (Felipe Camargo) traça itinerários de viagem de metrô em São Paulo e, ao subir no trem, escolhe uma mulher que o atraia, atribui um nome a ela e espera que ela siga o trajeto que ele idealizou. Até que conhece Ana (Maria Luisa Mendonça).

"Quanto Vale ou É Por Quilo?", de Sérgio Bianchi
Sinopse: o diretor traça um paralelo entre os negros escravos com os pobres de hoje e critica fortemente as ONGs, cujo trabalho seria de uma "solidariedade de fachada" e consistiria apenas em marketing com o objetivo de desviar o dinheiro público.

"Gainjin 2 - Ama-me Como Sou", de Tizuka Yamasaki
Sinopse: épico feminino que conta a saga de quatro gerações de mulheres (no período de 1908 a 2005), a partir da vinda da japonesa Titoe Yamada (Kyoko Tsukamoto) para o Brasil e até a ida de sua bisneta brasileira Yoko Salinas (Lissa Diniz) para o Japão.

"Concerto Campestre", de Henrique de Freitas Lima
Sinopse: Major Eleutério Fontes (Antônio Abujamra), homem rico e rude, tem como principal atividade a exploração das charqueadas, operadas por verdadeiros exércitos de escravos, no Sul. Num passeio descobre dois índios guaranis tocando música sacra, mudando sua vida.

"Dois Filhos de Francisco", de Breno Silveira
Sinopse: o longa-metragem sobre a infância e o começo da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano conta a história do lavrador Francisco (Ângelo Antônio), que sonhava em transformar dois de seus nove filhos em uma famosa dupla sertaneja.

"Casa de Areia", de Andrucha Waddington
Sinopse: saga de três gerações de mulheres isoladas do mundo em busca de um significado para suas existências, a partir da chegada de Áurea (Fernanda Torres) e sua mãe Maria (Fernanda Montenegro) em 1910 ao norte do Estado do Maranhão.

"A Dona da História", de Daniel Filho
Sinopse: a protagonista do longa-metragem, Carolina (Marieta Severo), passa por uma crise existencial e imagina como teria sido sua vida caso tivesse tomado outros rumos. No processo, ela conversa consigo mesma (Débora Falabella), 30 anos mais nova.

"Contra Todos", de Roberto Moreira
Sinopse: em uma família de classe média-baixa na periferia de São Paulo, o marido supostamente religioso Teodoro (Giulio Lopes) trabalha como matador, bate na filha adolescente Soninha (Sílvia Lourenço) e trai a mulher Cláudia (Leona Cavalli) com a companheira de culto Terezinha (Martha Meola).

"Quase Dois Irmãos", de Lúcia Murat
Sinopse: Três períodos na história do Brasil emolduram etapas distintas na amizade entre Miguel (Caco Ciocler), jovem de classe média, e Jorge (Flávio Bauraqui), filho de um sambista do morro, a partir dos anos 70, quando ambos estão em um presídio.

"Tainá 2 - A Aventura Continua", de Mauro Lima
Sinopse: filme de ficção com apelo infantil que conta as aventuras de uma pequena índia, Tainá. Ela protege a fauna amazônica contra o ataque de piratas de biodiversidade.

"Garrincha - A Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr.
Sinopse: baseado no livro biográfico "Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha", de Ruy Castro, o longa-metragem conta a história do jogador (André Gonçalves), focando também sua vida pessoal e o romance com Elza Soares (Thaís Araújo).

Leia mais
  • Erramos: MinC divulga hoje filme que concorre a indicação ao Oscar

    Especial
  • Enquete: Brasil no Oscar
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página