Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2005 - 12h04

Poeta Moacyr Félix de Oliveira morre aos 79 anos no Rio

Publicidade

da Folha Online

O poeta carioca Moacyr Félix de Oliveira morreu nesta terça-feira no Rio de Janeiro, aos 79 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo vai ser velado, a partir das 12h de hoje, no Cemitério do Caju, zona central do Rio.

Reprodução
Moacir Félix morreu aos 79 anos no Rio de Janeiro
Moacir Félix morreu aos 79 anos no Rio de Janeiro
Félix foi integrante da chamada "Geração de 45" e escreveu, entre outros livros, "Singular Plural", "Neste Lençol", "Ênio Silveira, Arquiteto de Liberdades". Em 2000, lançou "Introdução a Escombros", no qual reuniu poesia e prosa em várias reflexões filosóficas e políticas sobre a história dos indivíduos, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti.

O poeta foi um dos idealizadores da editora Paz e Terra, da qual foi diretor. Antes, na década de 50, foi colaborador do jornal de cultura do Partido Comunista Brasileiro (PCB), "Paratodos", dirigido por Jorge Amado e Oscar Niemeyer. Também dirigiu, de 1963 a 1971, a coleção Poesia Hoje, da Civilização Brasileira.

A ABL (Academia Brasileira de Letras) programou uma homenagem, que deverá ocorrer durante a sessão plenária de quinta-feira. "Recebemos a notícia na Academia. É um acontecimento trágico para a cultura brasileira, tão frágil hoje. Uma pessoa de mérito, que vai fazer falta", declarou o secretário-geral da ABL, Evanildo Bechara.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Academia Brasileira de Letras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página