Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 09h30

"Belíssima" estréia hoje na Globo

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online, no Rio de Janeiro

Tony Ramos deixou a barba por fazer, está falando grego e até dança como se pertencesse a uma típica família da Grécia. Reynaldo Gianecchini é um mecânico conservador que vive com as mãos sujas de graxa e não domina bem o português. Cláudia Abreu é uma garota de rua que se casa com um milionário bonitão, após um encontro em um farol no centro de SP. Estas são algumas das histórias de "Belíssima", próxima novela das oito, que estréia hoje.

Divulgação
Glória Pires será a protagonista da nova novela da Globo
Glória Pires será a protagonista da nova novela
Depois de tantas polêmicas em "América" --imigrantes ilegais, pedofilia, cleptomania, touro milionário--, o folhetim de Silvio de Abreu irá abordar um tema leve, pelo menos na aparência: o universo da beleza. A trama principal mostra o drama da empresária Júlia (Glória Pires), filha de uma modelo bem-sucedida, que sofre com a avó maquiavélica, Bia Falcão (Fernanda Montenegro), por não ser tão exuberante como sua mãe.

Divulgação
Cláudia Abreu fará moradora de rua
Cláudia Abreu fará moradora de rua
Herdeira de uma marca de lingeries, Julia se culpa por não ter morrido no mesmo acidente do que os pais. Para complicar a sua relação com avó, ela se apaixona por André, um operário da fábrica vivido pelo ator Marcello Antony. O cenário da história é a cidade de São Paulo.

"Ela é pressionada por um mito da beleza. Como foi criada para superar a mãe, ela foi para o lado oposto. Ela briga por ter uma personalidade própria. Não tem glamour, investe nos negócios. Ela é a prova de que a beleza oprime as pessoas", explicou o autor durante a apresentação da novela nos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro, nesta quinta.

Divulgação
Gianecchini será um mecânico
Gianecchini será um mecânico
Segundo Glória, que, nos últimos tempos, havia se mudado para Goiás para viver em uma fazenda com a família, ela topou voltar ao Rio e encarnar a protagonista da trama pelo desafio de trabalhar pela primeira vez com Silvio de Abreu. "Ele havia me chamado antes de 'Desejos de Mulher', tinha planos de fazer esta novela. Este projeto ficou três anos esperando para ser realizado", revelou a atriz.

"Além disso, estava ressentida por não ter feito um folhetim de verdade nos meus últimos trabalhos. Sentia falta de ser a heroína. Em 'Suave Veneno' não rolou e 'Desejos de Mulher', uma novela totalmente capenga, também não", acrescentou.

Divulgação
Ramos vai exibir dança típica da Grécia
Ramos vai exibir dança típica da Grécia
Antes de escolher o tema da novela, Silvio de Abreu, que volta ao horário das oito após sete anos afastado --"Torre de Babel" foi sua última trama no horário--, conta que escreveu personagens para os atores. "Queria trabalhar com a Glória, o Tony, a Fernanda. Fui, então, juntando as estrelas e vendo o que eles poderiam fazer e isso tomou uma forma. Foi então que o universo da beleza apareceu, não foi algo proposital. Na verdade, não quero fazer uma crítica à beleza, mas à sociedade das aparências", ponderou.

Vilã na história, Bia Falcão, a personagem de Fernanda Montenegro, segundo a própria atriz, não apresenta apenas defeitos. "Acho que todos personagens são bons e ruins ao mesmo tempo. Ela é infeliz, pois se distancia dos netos", argumenta a estrela de "Central do Brasil".

Revelações

Ao contrário dos personagens certinhos que esbanjam uma ótima qualidade de vida, desta vez Tony Ramos interpreta o doce Nikos, um grego boêmio que se aproxima do irmão de Julia, Pedro (Henri Castelli) e de sua mulher Vitória (Cláudia Abreu). O casal mudou-se para Grécia por causa do preconceito de Bia, que não admite que o neto tenha se casado com uma "indigente", como a personagem costuma chamar a nora. Abandonado pela mulher, ele sonha em vir ao Brasil para reencontrar com o filho que não conheceu.

Tony disse que não se sentiu desafiado pelo personagem, apesar da preparação que envolveu o aprendizado de uma nova língua e a dança típica grega. "Pelo contrário, me senti estimulado. O povo grego é muito vigoroso e o que estou aprendendo de história da Grécia está valendo a pena. A própria viagem ao país foi algo extraordinário", revelou.

Reynaldo Gianecchini é outro ator que está prestes a mostrar um lado ainda desconhecido do público. Apesar de sério, o mecânico Pascoal é rude e fechado, além de falar português errado e cheio de gírias paulistanas, o personagem, claro, é um grande sedutor. "Tive de resgatar meu sotaque caipira. Aquele que tive de aprender a controlar com a fonoaudióloga quando optei pela carreira de ator", brincou o ator, que nasceu em Birigüi, no interior de São Paulo.

A novela ainda aborda outras temas polêmicos, como a prostituição masculina que será representada por Mateus (Cauã Reymond), que vende sua beleza se relacionando com mulheres mais velhas. E Taís (Maria Flor), que será vítima do tráfico internacional de mulheres.

No elenco de "Belíssima" estão Irene Ravache, Lima Duarte, Carolina Ferraz, Camila Pitanga, Leopoldo Pacheco, Jussara Freire, Pedro Paulo Rangel e tantos outros atores de peso.

A repórter Karina Klinger viajou ao Rio de Janeiro à convite da Rede Globo

Leia mais
  • Gianecchini volta em trama das oito com mãos sujas de graxa
  • Após vilã Laura, Cláudia Abreu vive mocinha em "Belíssima"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Belíssima"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página