Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2005 - 09h00

SP inicia maratona com 24h de cultura

Publicidade

da Folha Online

Inspirada nas famosas "Noites Brancas" européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma, São Paulo estréia neste sábado o "Virada Cultural". O projeto terá 24 horas seguidas de programação, com mais de três mil artistas em mais de uma centena de pontos diferentes, com shows, cinema, concertos, exposições e dança.

Promovida pela prefeitura de São Paulo, a "Noite Branca Paulista" começa às 14h deste sábado e vai até às 14h do domingo, com apoio da SPTuris, Secretaria da Cultura do Estado e rede Sesc.

As atrações serão gratuitas ou terão preços populares. Para atender à demanda, algumas linhas de metrô e de ônibus terão seu horário de funcionamento alterado e prolongado. Haverá também um esquema especial de policiamento.

A programação completa pode ser conferida no site www.viradacultural.com.br. Todos os eventos estão divididos por região (centro, norte, sul, leste, oeste), CEUs e subprefeituras.

Destaques

O Vale do Anhangabaú terá um palco montado durante as 24 horas do projeto --a abertura oficial do evento acontece por lá, às 14h. O público acompanha shows de Tom Zé, Língua de Trapo, Banda Mantiqueira, Antônio Nóbrega e Elza Soares, entre outros.

No Museu do Ipiranga, haverá apresentações da Orquestra Municipal de Repertório, dos balés da Cidade e Stagium e Companhia Cisne Negro e do mágico Issao Yamamura. Será lá o encerramento, às 12h do domingo, com o show "Partimpim", de Adriana Calcanhotto.

Já a Praça da Luz será palco para as bandas Arruda Brasil e Palhaçal, enquanto a Arena Anhembi é sede do Show Gospel 24 horas. No Parque da Aclimação, a programação vai agradar principalmente aos admiradores do chorinho.

O saguão do Aeroporto de Congonhas também vai abrigar a programação da "Virada" com a apresentação de dança da Cia. Key e Ricardo Iazzetta (Duo). No auditório do Ibirapuera, um show gratuito às 20h de sábado reúne o músico Hermeto Pascoal e a Orquestra Sinfonica de Santo André.

Ainda na música, duas escolas de samba fazem apresentações em suas quadras. A Unidos de Vila Maria apresenta a "4ª Noite dos Interpretes", com a participação da bateria da X-9 Paulistana (às 14h, na rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448 - Jd. Japão), e a Barroca Zona Sul monta feira de artesanato (av. Prof. Abraão de Moraes, 1800 - Água Funda).

A Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz (centro de São Paulo), também montou programação especial. Três exposições de fotografias e um visita monitorada pelo Parque da Luz durante a noite compõem a grade do museu. Outros espaços com programação extensa são o Centro Cultural São Paulo e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

Além da participação da prefeitura e das subprefeituras, a iniciativa privada também fará parte do projeto. Um dos principais destaques é o retorno do Mercado Mundo Mix (Praça Roosevelt), que depois de dois anos está de volta a São Paulo.

Bares, restaurantes e casas noturnas também estarão envolvidos, assim como teatros, casas de cultura, bibliotecas, museus, parques, CEU's, cinemas, casas de espetáculos e unidades do Sesc.

Leia mais
  • Mercado Mundo Mix volta no sábado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as "Noites Brancas" no mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página