Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2005 - 11h00

TV da Gente estréia para atender o público negro

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Final de ano não é das épocas mais estratégicas para a estréia de uma nova atração na TV. Mas, para José de Paula Neto, o Netinho, só há uma data possível para o lançamento de seu novo projeto, o TV da Gente --neste domingo, no Dia Nacional da Consciência Negra.

"Escolher esta data é uma opção mais histórica do que econômica", diz o apresentador e idealizador do novo canal, que entra no ar às 12h, pelo canal 50 (UHF) na cidade, pelo canal 19 (UHF) para a Grande Fortaleza e em todo o país, por parabólica, pelo satélite Brasilsat B1. "Quero fazer uma reparação histórica", afirma Netinho, sobre o pioneirismo da proposta --o primeiro canal brasileiro dirigido por e para negros.

Parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, o canal terá Netinho só como empresário. Foram R$ 12 milhões de investimentos iniciais.

Inicialmente em fase experimental, terá seis horas de programação: das 9h às 15h (de seg. a sex.) e das 15h às 21h (sáb. e dom.).

Estão previstas produções próprias que, como em qualquer outro canal, vão abarcar diferentes faixas de público: "Turminha da Hora" (infantil), "Encontro da Gente" (feminino) e mais sete atrações. "O canal não tem apenas um lado social, tem também seu objetivo comercial", diz Netinho, que adota pensamento à la Juscelino Kubitschek para falar sobre sua experiência: "Se em 50 anos a TV não se interessou pelo negro, eu tentei, nestes cinco anos que faço TV, mudar isso. Agora, quero tornar o negro visível".

Programação

A sede da emissora, no bairro da Casa Verde (zona norte de São Paulo), coloca no ar dia 21, pela primeira vez, os programas "Turminha da Hora", "Encontro da Gente", "Papo Bom de Bola", "O Grande Júri", "Notícias da Gente", "Gente do Samba", "Quem Sabe Clica", "Esporte da Gente" e "Hip Hop Show".

Entre os seus contratados está Cinthya Rachel, ex-"Castelo Rá-Tim-Bum", que vai apresentar um programa infantil. Já o cantor André Marinho, ex-Br'oz, estará à frente de um programa para o público adolescente.

O secretário de Justiça e Defesa do Estado de São Paulo, Hédio Silva Júnior, por sua vez, apresentará um talk show sobre temas jurídicos.

Parcerias em 2006

Numa segunda etapa, a programação do TV da Gente incluirá conteúdo de parceiros internacionais, como a Black Family Channel e a Trace TV. A meta é acrescentar, em intervalos de quatro meses, duas horas diárias de programação.

O negócio prevê a exibição de programas de hip-hop e de rap que fazem sucesso no mercado mundial, como Estados Unidos e Europa.

Especializada em música, com produções na França, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a Trace TV fornecerá clipes, programas de entrevistas e shows. Da Black Family Channel, de Evander Holyfield, Marlon Jackson (ex-Jackson Five) e Robert Townsend, virá programas infantis e esportivos.

Leia mais
  • Confira a programação da TV da Gente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV da Gente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página