Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2005 - 16h25

Cuspi com prazer em Paulo Francis, diz Autran

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Ao relembrar fatos de sua carreira durante a sabatina da Folha, que acontece na tarde desta segunda-feira, Paulo Autran, 83, não se esqueceu de Tônia Carrero, da mesma idade --especialmente o episódio em que, na defesa da amiga, cuspiu na face do então crítico teatral Paulo Francis (1930-1997).

Autran conta que certa vez o jornalista, numa crítica de uma peça de Carrero, escreveu: "Tônia Carrero sexy". Em outra crítica, sobre o espetáculo que a atriz estreou na seqüência, lá estava novamente a observação: "Tônia Carrero continua sexy". Até que um dia a atriz respondeu, numa entrevista, quando lhe perguntaram o que achava de Paulo Francis: "É um crítico sexy".

"Atores são vaidosos, mas críticos são mais. Ele ficou bravo", lembra Autran. "Os artigos continuaram, até que ele escreveu: 'não dormi com Tônia Carrero porque não durmo com mulheres da idade da minha mãe'. Acho que a mãe dele o teve com sete anos", brinca o ator, que saiu em defesa da atriz.

Ao encontrar Francis em um teatro, Autran não perdeu tempo: deu-lhe uma cusparada. "Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer", recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico, mas não foi muito bem-sucedido. "Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força", revela, bem-humorado, o ator.

Mais tarde, Francis, em sua autobiografia, afirmou que se arrependia de não ter feito as pazes com Autran. Sobre os textos a respeito de Carrero, porém, o crítico afirmou que, do ponto de vista jornalístico, estavam corretos. "A vaidade de Francis era incomensurável, quase tanto quanto o talento de Guimarães Rosa."

Leia mais
  • Crise é benéfica ao teatro, diz Autran
  • Para Autran, leis de incentivo prendem o teatro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Autran
  • Veja como foram as sabatinas anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página