Publicidade
Publicidade
28/11/2005
-
16h25
MARY PERSIA
da Folha Online
Ao relembrar fatos de sua carreira durante a sabatina da Folha, que acontece na tarde desta segunda-feira, Paulo Autran, 83, não se esqueceu de Tônia Carrero, da mesma idade --especialmente o episódio em que, na defesa da amiga, cuspiu na face do então crítico teatral Paulo Francis (1930-1997).
Autran conta que certa vez o jornalista, numa crítica de uma peça de Carrero, escreveu: "Tônia Carrero sexy". Em outra crítica, sobre o espetáculo que a atriz estreou na seqüência, lá estava novamente a observação: "Tônia Carrero continua sexy". Até que um dia a atriz respondeu, numa entrevista, quando lhe perguntaram o que achava de Paulo Francis: "É um crítico sexy".
"Atores são vaidosos, mas críticos são mais. Ele ficou bravo", lembra Autran. "Os artigos continuaram, até que ele escreveu: 'não dormi com Tônia Carrero porque não durmo com mulheres da idade da minha mãe'. Acho que a mãe dele o teve com sete anos", brinca o ator, que saiu em defesa da atriz.
Ao encontrar Francis em um teatro, Autran não perdeu tempo: deu-lhe uma cusparada. "Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer", recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico, mas não foi muito bem-sucedido. "Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força", revela, bem-humorado, o ator.
Mais tarde, Francis, em sua autobiografia, afirmou que se arrependia de não ter feito as pazes com Autran. Sobre os textos a respeito de Carrero, porém, o crítico afirmou que, do ponto de vista jornalístico, estavam corretos. "A vaidade de Francis era incomensurável, quase tanto quanto o talento de Guimarães Rosa."
Leia mais
Crise é benéfica ao teatro, diz Autran
Para Autran, leis de incentivo prendem o teatro
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Paulo Autran
Veja como foram as sabatinas anteriores
Cuspi com prazer em Paulo Francis, diz Autran
Publicidade
da Folha Online
Ao relembrar fatos de sua carreira durante a sabatina da Folha, que acontece na tarde desta segunda-feira, Paulo Autran, 83, não se esqueceu de Tônia Carrero, da mesma idade --especialmente o episódio em que, na defesa da amiga, cuspiu na face do então crítico teatral Paulo Francis (1930-1997).
Autran conta que certa vez o jornalista, numa crítica de uma peça de Carrero, escreveu: "Tônia Carrero sexy". Em outra crítica, sobre o espetáculo que a atriz estreou na seqüência, lá estava novamente a observação: "Tônia Carrero continua sexy". Até que um dia a atriz respondeu, numa entrevista, quando lhe perguntaram o que achava de Paulo Francis: "É um crítico sexy".
"Atores são vaidosos, mas críticos são mais. Ele ficou bravo", lembra Autran. "Os artigos continuaram, até que ele escreveu: 'não dormi com Tônia Carrero porque não durmo com mulheres da idade da minha mãe'. Acho que a mãe dele o teve com sete anos", brinca o ator, que saiu em defesa da atriz.
Ao encontrar Francis em um teatro, Autran não perdeu tempo: deu-lhe uma cusparada. "Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer", recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico, mas não foi muito bem-sucedido. "Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força", revela, bem-humorado, o ator.
Mais tarde, Francis, em sua autobiografia, afirmou que se arrependia de não ter feito as pazes com Autran. Sobre os textos a respeito de Carrero, porém, o crítico afirmou que, do ponto de vista jornalístico, estavam corretos. "A vaidade de Francis era incomensurável, quase tanto quanto o talento de Guimarães Rosa."
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice