Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2006 - 17h20

Obra-prima de Vittorio De Sica é restaurada

Publicidade

da Ansa, em Nápoles

A obra-prima do cineasta italiano Vittorio De Sica, "O Ouro de Nápoles" (L'Oro di Napoli, 1954), foi completamente restaurada na sua versão integral. O filme será apresentado no dia 30 de janeiro no Teatro San Carlo de Nápoles, dentro das comemorações do bicentenário da Província.

Durante a apresentação, Manuel De Sica, filho do diretor, sugeriu ao detentor dos direitos autorais para relançar o filme em um DVD internacional.

Graças à recuperação completa do episódio "Il funeralino", que narra os funerais de um menino, a obra agora passa de 118 para 140 minutos. Na época, a produção foi julgada dramática demais para um filme apresentado nas salas de cinema dentro das comemorações natalinas de 1954

O principal destaque desta restauração é a inesquecível "pizzaiola" Sophia Loren, que muito jovem integrou o grupo de atores intérpretes do filme, além de Totó e Eduardo De Filippo. A cerimônia é organizada pela Associação Amigos de Vittorio De Sica, presidida por seu filho Manuel De Sica.

"A escolha de abrir as comemorações do bicentenário com a projeção da cópia restaurada de um filme extraordinário como 'Ouro de Nápoles' de Vittorio De Sica segue na direção de ligar o passado e o futuro da nossa terra, com uma homenagem às nossas tradições culturais mais nobres e autênticas", afirmou Ricardo De Palma, governador da Província de Nápoles.

O filme, escrito por De Sica junto com Cesare Zavattini e Giuseppe Marotta, autor do romance que deu origem ao filme, venceu o prêmio "Grolla d'Oro" de melhor filme italiano da estação 1954-55, sendo considerado um dos melhores trabalhos de De Sica.

Junto com o trabalho de restauração também será lançado um livro, organizado por Manuel De Sica e Gualtiero De Santi, que reúne os testemunhos de pessoas que participaram das filmagens, entrevistas com especialistas e o roteiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vittorio De Sica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página