Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2006 - 19h30

Confira a programação do Salão de idéias

Publicidade

da Folha Online

Sucesso em todas as edições, o espaço Salão de Idéias permite que os leitores fiquem cara a cara com seus autores preferidos. Cerca de 20 convidados estrangeiros e mais de 90 brasileiros já confirmaram presença.

A programação deste ano traz nomes como Lya Luft, Pedro Bandeira, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Moacyr Scliar e Ferreira Gullar.

Entre os estrangeiros estarão presentes o norte-americano Mark Baker, autor da comentada obra "Jesus, o Maior Psicólogo que já existiu". Além do russo Gary Shteyngart, aclamado como um dos mais talentosos autores contemporâneos, e o americano James Hunter, autor do best-seller "O Monge e o Executivo".

As sessões são gratuitas e acontecem diariamente em um auditório para 350 pessoas. Para participar é necessária a retirada de senha, distribuída no balcão em frente ao auditório, com duas horas de antecedência.

Quinta-feira (dia 9)

15h - Comunidades virtuais e literatura
João Silvério Trevisan, Frederico Barbosa, Juliano Spyer, René de Paula Jr. e Ricardo Soares
A internet possibilita a divulgação da informação e também a criação de grupos organizados a partir de interesses: as comunidades virtuais. Como essa nova tecnologia está sendo usada na difusão da literatura e na criação literária é o tema desse painel.

18h - Cine-debate
Dany Laferrière, Carla Camurati, João Falcão, Adriana Falcão e Roberto Bontempo
Cinema e literatura são duas linguagens que interagem entre si com suas histórias, enredos e personagens. Cineastas de diferentes gerações recorrem à literatura para mostrar sua visão particular da nossa realidade. Nessa sessão premiada, produtores, diretores e roteiristas consagrados vão discutir sobre adaptações das páginas para as telas.
(com tradução simultânea)

20h - A edição de livros na Europa e na América Latina - como agradar aos leitores modernos
Françoise Nyssen e Luiz Fernando Emediato
Françoise Nyssen é diretora da Actes Sud, grande editora francesa que, mesmo que localizada no interior, soube chegar ao nível das editoras parisienses. Hoje, ela publica autores de renome, como o Paul Auster, e também Laurent Gaudé, que ganhou o Prêmio Goncourt em 2004. Emediato é jornalista, escritor e editor da Geração Books, uma das mais jovens e ecléticas editoras do Brasil, mentora de obras polêmicas.
(com tradução simultânea)

Sexta-feira (dia 10)

11h - Nas páginas dos livros infantis
Bartolomeu Campos de Queirós e Joel Rufino dos Santos
Passear pelas páginas dos livros infantis e se deixar levar pelo encantamento das palavras, lugares e personagens é fundamental para o desenvolvimento pessoal da criança. Dois premiados autores infantis vão conversar sobre seus livros com o público.

14h - Nas pegadas de Monteiro Lobato
Vladimir Sacchetta e Marcia Camargos
Dois conceituados especialistas falarão sobre o extraordinário legado de Monteiro Lobato. A sessão será enriquecida com a exibição de um documentário sobre Saci Pererê, dirigido por Rudazinho de Andrade e Sylvio Rocha.

17h - O poeta por ele mesmo
Ferreira Gullar
O menino Gullar descobriu sua vocação na escola, quando recebeu nota 'nove' por uma redação que seria o ponto de partida para o soneto "O trabalho", seu primeiro poema publicado em jornal. Hoje poeta e escritor consagrado é mestre das novas gerações que buscam expor idéias pela palavra escrita.

20h - O processo de construção de um personagem
Gary Shteyngart , Pierrette Fleutiaux e Moacir Amâncio
O escritor e professor da USP Moacir Amâncio vai conversar com os autores internacionais Gary Shteyngart e Pierrette Fleutiaux sobre o intrigante processo de construção de seus personagens. Nascido na Rússia e vivendo atualmente em Nova Iorque, Gary foi considerado pela "Shout Magazine" um dos cinco melhores autores da nova geração norte-americana. Pierrette Fleutiaux é uma grande escritora francesa, ganhadora do Prêmio Femina.
(com tradução simultânea)

Sábado (dia 11)

11h - O que é de verdade e o que é de mentira nas narrativas literárias?
Rosa Montero e Fernanda Young
Uma das escritoras mais lidas na atualidade, a espanhola Rosa Montero nasceu em Madri estudou jornalismo e psicologia. Fernanda Young é escritora e roteirista de cinema e TV da nova geração. Elas refletem o universo das narrativas literárias.
(com tradução simultânea)

14h - O papel da mídia na difusão da leitura
Patrick Charadeau, Oscar Pilagallo, Roberto Duailibi e Luís Antônio Giron
Qual o papel da mídia na difusão da leitura? Por que a televisão, o rádio e a mídia impressa devem preservar e incentivar o interesse pelos livros? Patrick Charadeau (diretor do Centro de Análise do Discurso da Universidade Paris 13), o jornalista Oscar Pilagallo (editor-chefe da Revista Entrelivros), o publicitário Roberto Duailibi e Luís Antônio Giron (jornalista da revista "Época" e escritor) vão analisar o discurso da sociedade contemporânea em torno da formação intelectual e o papel da mídia nesse processo.
(com tradução simultânea)

17h - Amar ainda pode dar certo?
Roberto Shinyashiki
Como um livro sobre relacionamentos pode se manter vivo 18 anos depois de sua primeira edição? No Salão de Idéias, Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra e profundo conhecedor da alma humana, vai falar sobre relacionamentos amorosos.

20h- A educação contra a invisibilidade humana
Rubem Alves e Gilberto Dimenstein
Esses dois pensadores falam de suas experiências e fazem reflexões sobre a situação atual do ensino em nosso país.

Domingo (dia 12)

11h - Reflexos da filosofia na poesia
Santiago Kovadloff e Marcelo Perine
O ensaísta, poeta, tradutor e filósofo Santiago Kovadloff, que nasceu e vive em Buenos Aires, reflete sobre a relação do silêncio com a poesia, a psicanálise, a música, a matemática e a pintura, entre outros temas que fazem parte de sua obra. Ao seu lado, o filósofo Marcelo Perine apresentará suas reflexões sobre a interação entre a poesia e os ensinamentos filosóficos.
(com tradução simultânea)

13h - A inclusão social pela leitura
Ziraldo, Pedro Bandeira e Tony Brandão
Ziraldo, autor de "O Menino Maluquinho", adorado por crianças de todas as idades, costuma dizer que 'ler é mais importante do que tudo'. Bandeira encanta crianças e adolescentes com seu talento de escrever para elas, mas também para pais e professores. Publicados em diversos países, ambos são fenômenos indiscutíveis na literatura infanto-juvenil. O autor-roteirista Tony Brandão, que adaptou a obra de Lobato para a TV na atual versão de "Sítio do Picapau Amarelo", junta-se aos escritores para debater sobre literatura e o comportamento peculiar do pré-adolescente e do jovem urbano.

15h30 - Suspense e ação na literatura
Lawrence Block e Tony Bellotto
Block escreveu mais de quarenta obras. Na atualidade, é reconhecido como o grande mestre dos escritores de mistério da América. O titã Tony Bellotto conquistou uma legião de fãs para o seu personagem, tornando-se, além de músico consagrado, um autor reconhecido.
(com tradução simultânea)

18h - A integração entre a ciência, a religião e a psicologia
Mark Baker e Augusto Cury
Esses dois autores, um americano e outro brasileiro, ocupam destacadas posições nas listas dos livros mais vendidos. Juntos, conversam com o público sobre a temática de seus livros e porque ela é tão apreciada pelos leitores.
(com tradução simultânea)

20h - Conceitos de filosofia e sua aplicação no cotidiano
Lou Marinoff

O filósofo Lou Marinoff recomenda "Mais Platão, menos Prozac" a seus leitores. Defende o uso prático de enunciados filosóficos para melhorar as relações entre pessoas, grupos e organizações. Principal expoente de um novo ramo de atividade no campo da Filosofia, Marinoff falará sobre como aplicar conceitos milenares no cotidiano para alcançar uma vida mais saudável e equilibrada.
(com tradução simultânea)

Segunda-feira (dia 13)

11h - O encantamento da poesia, em Mario Quintana e no dia-a-dia
Márcio Vassalo e Leticia Wierzchowski
O ano de 2006 marca o centenário do poeta gaúcho Mário Quintana. A Bienal presta uma homenagem ao poeta-bruxo ao colocar em evidência, além da sua obra e sua influência na literatura brasileira, o que havia de dramático, secreto e excêntrico na sua personalidade. Márcio Vassalo, biógrafo e profundo conhecedor da obra de Quintana vai contar segredos peculiares do poeta do cotidiano. Participa dessa homenagem a escritora Leticia Wierzchowski, autora de "A Casa das Sete Mulheres", que já escreveu muitas crônicas sobre Quintana no Jornal "Zero Hora".

14h - Cenas e temas
Ana Maria Machado e Gabriel Costa
Ana Maria Machado, ocupa a cadeira n° 1 da Academia Brasileira de Letras. Escreveu, entre outras obras consagradas, "Raul da Ferrugem Azul". Gabriel Costa se encantou com esse personagem e resolveu dirigir um filme baseado no livro.

17h - Guerras que mudaram o mundo
William Waack, Demétrio Magnoli, Coronel Cavagnari
O experiente correspondente internacional e atual âncora do "Jornal da Globo" receberá jornalistas e autores para falar sobre guerras que mudaram o curso da História, e de difíceis momentos em que armas substituíram a política e decidiram o futuro da humanidade.

20h - Cine-debate
Rubens Ewald Filho, José Joffily, Helena Solberg, Antonia Ratto e Gabriela Greeb
Um interessante painel para avaliar a relação entre literatura e cinema reúne um dos críticos mais conhecidos e dois premiados diretores e roteiristas que documentam com visão humanística uma parte da realidade brasileira.

Terça-feira (dia 14)

11h - O desafio de escrever livros para crianças na Era da Tecnologia
Paulo Bentancur, Heloísa Prieto e Ivan Zigg e João Anzanello Carrascoza
Escrever é um duro exercício. Escrever para crianças sempre foi ainda mais desafiador. Como escrever, encantar e conquistar leitores tão exigentes na era dos games e da realidade virtual? Zigg escreve e ilustra suas próprias obras infantis. Betancur, Prieto e Carrascoza criam histórias que as crianças adoram. Venha conhecer as técnicas desse trio para agradar a um público que não brinca quando lê.

14h - A 'cyber' linguagem dos jovens e sua influência na língua portuguesa
Pasquale Cipro Neto, Nelly Novaes Coelho e Élie Bajard
Na era da internet e da amizade virtual, os jovens estão 'desenvolvendo' uma linguagem própria em seus diálogos eletrônicos. Nesse painel, os professores Pasquale, Nelly e Bajard abordarão a influência e as possíveis conseqüências desse 'modismo' para a língua portuguesa.

17h - Retratos literários
Antonio Torres, Mario Sabino e Menalton Braff
Torres e Menalton são veteranos contistas e romancistas, donos de estilos marcantes, premiados pela crítica e reconhecidos pelo público. Sabino é revelação na literatura, mas experiente no jornalismo. Juntos, falarão sobre seu encantamento pela texto e pela vida de complexos personagens que habitam seu imaginário.

20h - Questões sociais e políticas no Brasil
Paulo Markun, Lúcia Hippolito, Domingos Meirelles, Leonardo Attuch e Luiz Gonzaga Belluzzo
Vivemos em um país em desenvolvimento, de dimensões continentais, abundante em riquezas naturais, imerso em profundos problemas sociais. As principais questões do Brasil de hoje, bem como suas perspectivas para o futuro, serão temas discutidos nesse painel pelos jornalistas Paulo Markun, Lúcia Hippolito, Domingos Meirelles e Leonardo Attuch e pelo economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

Quarta-feira (dia 15)

Especial: A leitura como ponto fundamental na formação de crianças e jovens
10h - Abertura
Oswaldo Siciliano - Presidente da Câmara Brasileira do Livro
José Henrique Paim Fernandes - Presidente do FNDE
Daniel Silva Balaban -Diretor de Ações Educacionais do FNDE

10h30 às 12h00 - 1° painel
Tema: O papel do livro infantil na formação das crianças em alfabetização
Convidados:
Susana Sanson -editora
Ziraldo Alves Pinto -autor
Regina Zilberman -autora e educadora
Jane Cristina Silva - Coordenadora geral de estudos e avaliação de materiais - Secretaria de Educação Básica - MEC
Alexandre Cerwi - Coordenador geral dos programas do livro - FNDE
Mediadora: Mirna Pinsky - autora


12h00 às 12h30 - perguntas e debate

14h00 às 15h30 - 2° painel
Tema: A importância do livro para a formação intelectual de jovens estudantes
Convidados:
Breno Lerner - editor
Ana Maria Machado - autora
Marina Colasanti - autora
Silvério Morais da Cruz - Coordenador de avaliação e qualidade dos programas do livro - FNDE
Mediador: Nilson José Machado - autor e professor da Faculdade de Educação da USP

15h30 às 16h00 - perguntas e debate

16h00 às 17h00
Apresentação dos trabalhos do MEC e FNDE
Alexandre Cerwi - Coordenador geral dos programas do livro - FNDE
Jane Cristina Silva - Coordenadora Geral de estudos e avaliação de materiais - Secretaria de Educação Básica - MEC

18h - Todas as formas de contar histórias
Vitório Káli, Aydano Roriz, Fabrício Carpinejar e Saturnino Braga
Escritor português descendente de alemães, Vitório Káli escreve sobre coisas fantásticas e irreais, mundos paralelos, personagens, tempos e espaços que se interpenetram. Seu mais recente livro, 'Tupáriz', é uma reunião de novelas que podem ter uma única palavra, uma única página com apenas o título ou 60 páginas com uma história densa de tirar o fôlego. Os autores brasileiros Roriz, Carpinejar e Braga participarão deste bate-papo sobre as formas de contar histórias.

20h30 - Crueldade e violência na sociedade brasileira
Rinaldo de Fernandes, Nélida Piñon, Ivan Ângelo, Luiz Fernando Emediato, Nelson de Oliveira, Joca Terron e Márcia Denser
Rinaldo Fernandes organizou a antologia 'Contos Cruéis', reunindo 47 contistas que tratam da crueldade e violência na nossa sociedade. Nesse encontro, o organizador reúne 6 desses contistas contemporâneos para discutir o aumento da violência física e psicológica nos últimos anos. E de como a realidade atual tem sido inspiração para histórias agressivas, contundentes, assustadoras, sangrentas e tensas, que revelam essa face às vezes oculta da sociedade urbana brasileira.

Quinta-feira (dia 16)

11h - Pintando e bordando nas prateleiras da biblioteca
Angela-Lago, Caio Riter, Gabriel, o Pensador e Daniel Bueno
Premiados autores e ilustradores e um cantor de sucesso que resolveu escrever para crianças, conversam com o público adulto sobre a magia colorida dos personagens que nascem nos seus livros para povoar a memória de seus leitores.

14h - O papel da escola e da família na educação
Lidia Aratangy, Leonardo Posternak e Rosely Sayão
Aratangy é psicóloga e professora universitária. Leonard Posternak é pediatra e professor da PUC/SP. Os dois são autores de "Livro dos Avós", que apresenta novas perspectivas sobre o papel que as pessoas representam para os filhos de seus filhos. Rosely Sayão é psicóloga, articulista da Folha de São Paulo e especialista em educação e sexualidade. Os três participam desse painel sobre valores da família, escola e educação de filhos e netos.

17h - O controle que a mídia exerce sobre a mente das pessoas
Sidney Pike, Vicente Adorno, Sérgio Moya, Álvaro Moya e Roberto Muylaert
O ex-presidente da CNN Internacional, Sidney Pike, e seus convidados vão colocar questões do jornalismo atual e os bastidores da grande rede de notícias norte-americana na mesa de discussão.
(com tradução simultânea)

20h - A partir de uma página em branco
Antonio Calloni, Silviano Santiago e Ignácio de Loyola Brandão
Qual o processo de construção de um personagem? Como dar vida às primeiras idéias? Qual o peso da influência do cotidiano? Loyola Brandão, Santiago e Calloni conversam com o público do Salão de Idéias sobre como encontrar o ponto de partida para afastar a angústia da página em branco.

Sexta-feira (dia 17)

11h - Qualidade de vida - Crônicas de medicina e saúde
Moacyr Scliar
O premiado autor gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras, também é médico em atividade na saúde pública em Porto Alegre. Às vezes, os dois ofícios se entrelaçam.

13h30 - Os valores na educação dos jovens
Içami Tiba
O psiquiatra ensina pais e educadores a lidar com o comportamento de filhos e alunos.

16h30 - Para onde vai a língua escrita? Texto, imagem e hipertexto
Lina Wertmuller e Alberto Abruzzese
Discípula de Federico Fellini e primeira diretora de cinema indicada para o Oscar na década de 1970, quando as produções italianas estavam no auge, Lina Wertmuller tem sua vida associada à história do cinema. Engajada e de estilo contundente, continua na ativa e preocupada com questões sociais. Ao lado do também italiano Alberto Abruzzese, ensaísta e professor da Universidade La Sapienza, de Roma, tratarão de um assunto que dominam com grande propriedade.
(com tradução simultânea)

18h30 - Ensaio sobre o amor na literatura
Laura Kipnis, Mirian Goldenberg e Márcia Tiburi
A autora americana Laura Kipnis é professora de comunicações na Northwestern University. Foi bolsista das Fundações Guggenheim e Rockefeller, e do National Endowment of the Arts. Autora de vários ensaios e artigos sobre política sexual e cultura contemporânea, debate com suas convidadas a idéia do amor romântico na ficção e na vida real.
(com tradução simultânea)

20h30 - "Pecados da Alegria"
Lina Wertmuller, Cinzia Gangarella e Ottavia Fusco
Wertmuller volta ao Salão de Idéias, dessa vez acompanhada pela atriz Ottavia Fusco e pela pianista Cinzia Gangarella para apresentar o espetáculo teatro-musical "Pecados da Alegria". A arte italiana proporcionará uma sessão memorável para encerrar as atividades desse dia.
(com tradução simultânea)

Sábado (dia 18)

11h - Escrever, contar e encantar
Ruth Rocha e Walcyr Carrasco
Amada pelas crianças, Ruth Rocha encontra-se com Walcyr Carrasco, reconhecido novelista, cronista e escritor. Juntos, vão falar sobre a fina arte de escrever histórias. Vão contar episódios de suas carreiras, seus primeiros textos, suas influências, de onde extraem tanta inspiração e, principalmente, como desenvolveram suas técnicas narrativas para encantar todas as tribos.

13h30 - Retratos Literários
Lya Luft
A escritora Lya Luft está presente nas listas de best-sellers e no Salão de Idéias. Autora consagrada, de personalidade marcante e idéias fortes, participará de um interativo bate-papo sobre livros e crônicas que publica com grande sucesso.

16h00 - No Salão com Danuza
Danuza Leão
Aos 15 anos freqüentava a casa do pintor Di Cavalcanti. Aos 19, foi a primeira modelo brasileira a desfilar no Exterior. Aos vinte, casou-se com um jornalista poderoso que tinha o dobro da sua idade. Foi dona de butique, membro de júri de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela. Virou cronista, escreveu sobre etiqueta moderna, fez sucesso. Agora, escreveu quase tudo que viveu. Descubra porque Danuza sempre foi um sucesso!

18h30 - Questionamentos comuns ao humano contemporâneo
Mário Sérgio Cortella
Cortella é educador e filósofo. Também é consultor no campo da Ética, Educação e Gestão do Conhecimento. Provocador de reflexões, também é um dos palestrantes mais requisitados e admirados do país. Se você acha que precisa pensar diferente, pensar o novo, venha ouvir coisas surpreendentes.

20h30 - Retratos literários
Nélida Piñon
Vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias e do Prêmio Jabuti - Livro do Ano de Ficção 2005, a imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon estará no Salão de Idéias para conversar com o público sobre sua vida, sua obra e seu mais recente romance "Vozes no Deserto".

Domingo (dia 19)

11h - A influência do futebol na cultura do brasileiro
André Ribeiro e Vladir Lemos
Ambos gostam muito de futebol. Por isso, o escritor Ribeiro é chefe de pauta do departamento de esportes da TV Cultura de São Paulo. Lemos também é jornalista esportivo da mesma emissora. Especializaram-se em reportagens especiais e já produziram mais de uma centena de documentários sobre ídolos do futebol brasileiro e mundial. Às vésperas da Copa do Mundo é preciso discutir futebol e a sua influência na cultura brasileira.

15h - Reflexões: abrindo horizontes
James Hunter
O americano James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo", sabe porque escreveu esse best-seller: foi durante mais de 20 anos o consultor-chefe de uma empresa focada em treinamento e relações de trabalho e palestrante nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Toda essa experiência acumulada foi a matéria-prima para a obra que permanece há muito tempo na lista dos mais vendidos em todo mundo. Venha decifrar os segredos do monge e do executivo.
(com tradução simultânea)

17h- Pra ficar na história
Ruy Castro e Fernando Morais
Na último dia do Salão de Idéias de 2006, um encontro pra ficar na história: Ruy Castro e Fernando Morais são jornalistas e escritores de raro talento.

19h30- Invenção e memória
Lygia Fagundes Telles
Mais do que uma grande dama da literatura, consagrada, premiada e aclamada por gerações, Lygia Fagundes Telles, membro da Academia Brasileira de Letras, é uma verdadeira bordadeira de véus. Seu primeiro livro de não-ficção reúne textos selecionados em arquivos de jornais e revistas. Lygia também conversará sobre sua vasta obra de ficção que incluem "Ciranda de Pedra", "As meninas" e outros clássicos da literatura brasileira contemporânea.

*programação sujeita a alterações

Leia mais
  • Crianças e adolescentes têm vantagem na Bienal
  • Bienal confirma presença de autores estrangeiros
  • Feira de livros tem programação para as crianças
  • Ingresso da Bienal custa R$ 10 e dá desconto em livro

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a Bienal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página