Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2006 - 14h57

"Dia de Festa" narra rotina dos sem-teto em SP

Publicidade

da Folha Online

O trailer está há algumas semanas no circuito paulistano, mas pouco tem se falado sobre o documentário "Dia de Festa", de Pablo Georgieff e Toni Venturi ("Cabra Cega" e "Latitude Zero"). O longa-metragem --que apresenta visões diferentes sobre os sem-teto em São Paulo-- estréia nos cinemas apenas dia 28 de abril, mas neste sábado tem pré-estréia dentro do festival "É Tudo Verdade".

Divulgação
Ednalva é uma das quatro personagens do documentário
Ednalva é uma das quatro personagens do documentário
O filme, inscrito na competitiva nacional do festival, relata os movimentos de ocupação ao acompanhar a vida de quatro mulheres líderes do MSTC (Movimento do Sem Teto do Centro de São Paulo). O diretor Toni Venturi foi vencedor da competição brasileira do "É Tudo Verdade" em 1997 com o filme "O Velho, a História de Luiz Carlos Prestes".

O arquiteto franco-argentino Pablo Georgieff viveu um ano e meio entre os sem-teto, em São Paulo. Pesquisador dessa temática e de soluções alternativas de moradia em todo o mundo, Georgieff entrou em contato com o MSTC, e então convidou Venturi a ingressar, com câmera na mão, nas ocupações do movimento.

Divulgação
Janaína Cristina, 18, é a líder mais nova do MSTC
Janaína Cristina, 18, é a líder mais nova do MSTC
Assim, eles acompanharam os preparativos de sete ocupações simultâneas realizadas em São Paulo, em outubro de 2004 (mas que poderiam ser transportadas para qualquer outro ano), narrando-as em 77 minutos a partir das histórias de Neti, Silmara, Janaína e Ednalva. Nas palavras de Venturi, "o documentário virou um filme de ação".

Em comum, Ivaneti de Araújo, 30, Silmara do Congo da Costa, 34, Janaína Cristina da Silva, 18, e Ednalva Silva Franco, 33, têm histórias de infância: trabalharam no campo, ajudaram em casa e alimentaram a vontade de mudar de vida.

A dificuldade em pagar aluguel com os salários baixos, e claro o sonho de uma vida melhor, as trouxe para a cidade grande, onde acabaram vivendo debaixo das pontes e viadutos. Foi então que entraram em contato com o MSTC e conheceram um movimento organizado que luta pela conquista de moradia.

Pré-estréia "Dia de Festa"
Onde: Cinesesc (rua Augusta, 2075).
Quando: Sábado (25), às 21h.
Quanto: Grátis. Os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Toni Venturi
  • Leia o que já foi publicado sobre o festival É Tudo Verdade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página