Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 11h59

João Carlos Martins é foco de cineastas belgas

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPETUO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Hoje, às 20h, no Cine Bombril, acontece a pré-estréia do documentário belga "Reverie", que conta a trajetória musical do ex-pianista e maestro João Carlos Martins. O filme faz parte do projeto Folha Documenta.

Logo depois da sessão, haverá um debate com o musicista e com os cineastas Johann Kenivé e Tim Heirman, mediado por Gilberto Dimenstein, jornalista do Conselho Editorial da Folha, com o tema "Magia da Educação".

Divulgação
Maestro é tema de documentário
Maestro é tema de documentário
A entrada é franca e as senhas devem ser retiradas na bilheteria a partir das 19h30.

João Carlos Martins já havia sido tema de um filme em 2004. O documentário franco-alemão "A Paixão Segundo Martins" ("Die Martins-Passion"), da siberiana Irene Langemann, era focado essencialmente em sua vida pessoal.

Trazendo convidados como Pelé e Dave Brubeck, o filme mostrava algumas imagens do então pianista em ação, mas estava centrado, essencialmente, em contar os inúmeros problemas de saúde que marcaram sua carreira, bem como os escândalos políticos em que seu nome esteve envolvido.

Em "Reverie", o aspecto musical parece estar mais em relevo. O filme retrata a transição de Martins do piano para a regência.

Folha Imagem
Filme tem direção belga
Filme tem direção belga
"Foi um sonho para mim dos oito aos 26 anos. Depois, um pesadelo dos 26 aos 60. E, agora, voltou a ser um sonho, depois de minha primeira aula de regência", explica ele, no filme belga, em um inglês com sotaque carregado.

Com imagens gravadas no Brasil, Bélgica, EUA, França e Porto Rico, "Reverie" mostra Martins dirigindo, de cor e sem batuta, grupos como a Orquestra Pasdeloup e a sua Bachiana Chamber Orchestra, em obras como a "Sinfonia nº 5", de Beethoven, o "Concerto nº 2", de Rachmaninov, e, de Bach, a "Suíte Orquestral nº 2" e o "Concerto para Dois Violinos". Em sua nova carreira, Martins gravou dois discos duplos como maestro, com obras de Bach, lançados no Brasil ano passado pelo selo Atração Fonográfica.

Sua Bachiana realiza temporada no Cultura Artística, cuja próxima apresentação no próximo dia 18 tem como convidado o pianista Arthur Moreira Lima.

Folha Documenta - Reverie
Quando: hoje, às 20h
Onde: Cine Bombril - sala 1 (av. Paulista, 2.073, SP, tel. 0/xx/11 3285-3696)
Quanto: entrada franca (senhas devem ser retiradas a partir das 19h30)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Carlos Martins
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página