Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 11h47

"Cinema, Aspirinas e Urubus" ganha prêmio no México

Publicidade

da France Presse, em Guadalajara

"Cinema, Aspirinas e Urubus", do brasileiro Marcelo Gomes, e "El Custodio", do argentino Rodrigo Moreno, dividiram na sexta-feira o prêmio de melhor longa-metragem ibero-americano no 21º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

As produções foram reconhecidas porque ambas "recolhem no urbano e no rural, no passado e no presente, a busca do homem, de sua identidade e de sua liberdade", explicou o júri. "El Custodio" também levou os prêmios de melhor obra-prima e melhor roteiro, escrito pelo mesmo Rodrigo Moreno.

O curta-metragem espanhol "Sarean", de Asier Altuna, venceu em sua categoria. "Lo Más Bonito y Mis Mejores Años", do boliviano Martín Boulocq, foi o melhor longa de ficção. Isabel Coixet (Espanha) ganhou o prêmio de melhor direção, por "La Vida Secreta de las Palabras".

De acordo com o diretor do festival, Raúl Padilla, ao todo, foram distribuídos US$ 480 mil dólares em prêmios. Durante o evento, foram exibidos 177 longa-metragens, o que representou 68% a mais que na edição anterior, e 93 curtas foram vistos por cerca de 60 mil espectadores, acrescentou Padilla. O convidado especial da edição de 2007 será o Brasil.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Cinema, Aspirinas e Urubus"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página