Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2000 - 11h34

Lulu mostra show "Acústico" hoje no Sesc Itaquera

Publicidade

DEMETRIUS CAESAR
da Folha de S.Paulo

Depois de ter levado 35 mil pessoas ao Canecão, no Rio de Janeiro, na temporada do show "Acústico", Lulu Santos prepara sua turnê paulistana para o DirecTV Hall, que começa dia 17 e vai até 29 de novembro. Antes de iniciar essas apresentações, porém, Lulu mostra o show hoje, no Sesc Itaquera, acompanhado da banda LS Jack e de Os Virgulóides, que também lançam um CD, "As Aventuras dos Virgulóides". Está prevista uma participação de Nando Reis.

O tratamento dado aos violões e uma leitura mais seca dos arranjos foram as armas do artista na tentativa de diferenciar seu projeto de tantos outros álbuns ao vivo já lançados. O resultado pode levar à interpretação de que, no "Acústico", Lulu Santos privilegiou a MPB e baladas, e não o rock'n'roll.

"O formato não mudou a intenção originalmente pop das canções. Há um tempero rock na minha mistura, que emana da guitarra", explica o cantor, acrescentando, entretanto, que nunca se considerou um artista exclusivamente de rock.

Apesar de desligado da tomada, há música eletrônica no som. "O "Acústico" está fundamentado numa concepção de pressão rítmica e de baixa frequência que é oriunda da música de dança. Antes de ensaiar, levava o baixista e o baterista ao meu carro e punha Leftfield (que tocou no Free Jazz deste ano) e Everything But the Girl para eles terem noção do tipo de octanagem rítmica que eu queria", afirma.

Lulu diz ter abandonado de vez os solos de guitarra. "Hoje em dia, solos com som, eco e articulação perfeita só em música sertaneja", diz. "Adoro aquele falso solo de guitarra que o Rodolfo dos Raimundos faz no show, enquanto os outros ficam olhando no relógio e jogando porrinha", afirma.

Achou "espetacular" a atitude de algumas bandas brasileiras terem desistido de se apresentar no Rock in Rio por causa de tratamento diferente do reservado aos grupos internacionais. "O fato de os empresários terem se articulado numa frente também é superpositivo."

O show do Rio vem mais enxuto a São Paulo -a primeira apresentação tinha duas horas e meia de duração. Mas é, essencialmente, o mesmo do apresentado pela MTV no início do ano, do disco e do DVD, com a exceção de que Christiaan Oyens, componente da banda, canta uma de suas parcerias com Zélia Duncan.

"Também rola uma versão de "Agora Só Falta Você", de Rita Lee, como homenagem à nave-mãe do pop brasileiro", diz Lulu. Os cenários de Luis Stein foram criados especialmente para o show. Este é o segundo CD ao vivo da carreira de Lulu. O primeiro foi "Amor à Arte" (1988).

Show: Projeto Todos os Sons, com LS Jack, Os Virgulóides e Lulu Santos Onde: Sesc Itaquera (palco Orquestra Mágica - av. Fernando do Espírito Santo Alves Mattos, 1.000, tel. 6523-9200). Quando: hoje, às 14h. Quanto: de R$ 1 (comerciários) a R$ 4.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página