Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 10h29

Para especialista, novela ajuda a entender política

Publicidade

JAMES CIMINO
da Folha Online

A construção da novela "Cidadão Brasileiro", exibida pela Record, bebe nas fontes da realidade política brasileira, mas seu autor, Lauro César Muniz, afirma que o folhetim não deve servir de palanque nem para "gambás" e tampouco para "perfumados" --são estes os nomes das legendas na trama.

"Aproveito essa circunstância para fazer um reflexo da essência política do brasileiro, cuja consciência e ideologia --quando existem-- podem ser facilmente compradas por alguns milhões."

Alexandre Campbell/Folha Imagem
O presidente Lula em campanha eleitoral
O presidente Lula em campanha eleitoral
A professora do Núcleo de Pesquisa em Telenovelas da USP Maria Lourdes Motter afirma que o retrato feito na novela mostra aspectos importantes da política. Por exemplo, a origem dos fundos. "Sem dinheiro não se faz política, e 'Cidadão' é uma trama em que circulam muitos milhões o tempo todo. Cada hora na mão de uma pessoa diferente."

Para a professora, "Cidadão Brasileiro" pode ser um exercício de aprendizagem política, pois, quando a corrupção acontece na novela, é mostrada em detalhes e dá tempo para a reflexão. "Quando as pessoas ouvem ou lêem sobre a corrupção, nem sempre têm a dimensão da coisa", afirma.

Por fim, Motter considera que o brasileiro ainda espera um salvador da pátria e que isso é inerente ao ser humano. "As pessoas são muito balizadas pela fé, e isso é prejudicial, porque o indivíduo não age em prol da transformação, mas espera que ela aconteça de uma maneira mágica. Por isso, quando um aventureiro com pose de super-homem, como foi o caso do Collor, aparece, tem grandes chances de vencer uma eleição."

Leia mais
  • "Cidadão Brasileiro" retrata história do PT no poder, diz Muniz
  • Atriz sai de "JK" para "Cidadão Brasileiro"
  • "Cidadão Brasileiro" fica atrás da Globo, mas exibe produção impecável

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Cidadão Brasileiro"
  • Leia a cobertura completa sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página