Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2006 - 15h33

Neta de Picasso processa universidade peruana

Publicidade

da Efe, em Lima

Marina Picasso, neta do pintor espanhol Pablo Picasso, entrou com uma ação contra uma universidade particular do Peru por usar, sem autorização, um retrato do poeta peruano César Vallejo desenhado por seu avô, informou o jornal "El Comercio".

A neta do autor de "Guernica" acionou o Instituto de Defesa da Concorrência e de Proteção da Propriedade Intelectual do Peru para que a Universidade César Vallejo deixe de usar o retrato feito por seu avô ou pague US$ 350 mil por direitos autorais.

O instituto se encarregará, além disso, de avaliar quanto a universidade terá de pagar por ter usado o desenho nos últimos anos. Segundo o "Comercio", o montante ronda os 180 mil sóis (US$ 54.560).

O escritor peruano Ernesto More destaca em seu livro "Picasso e Vallejo" que o desenho, que mostra o rosto do autor de "Os Arautos Negros" e "Espanha, Afasta de Mim Este Cálice", foi produzido em 9 de julho de 1938 durante uma reunião de um grupo de poetas em Paris. Nesse dia, um Picasso emocionado fez três desenhos do célebre poeta peruano: um de frente, outro em plano americano e o terceiro de perfil.

Esse último é o objeto da discórdia entre a neta do artista espanhol e a universidade da cidade de Trujillo, capital do departamento de Libertad, no norte do Peru, onde nasceu Vallejo.

A universidade retirou a imagem do poeta de um de seus corredores, onde figurava há 11 anos, e decidiu convocar um concurso de pintura para escolher um novo retrato do poeta.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Picasso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página