Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2006 - 13h48

Presidente do México parabeniza cineasta por premiação em Cannes

Publicidade

da Ansa, na Cidade do México

O presidente do México, Vicente Fox, cumprimentou o cineasta Alejandro González Iñárritu, vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O porta-voz de Fox, Rubén Aguilar, informou que o presidente enviou ao diretor uma mensagem de felicitação por ter recebido o cobiçado prêmio, pelo seu filme "Babel". A premiação ocorreu na 59ª edição do Festival Internacional francês.

Fox elogiou Iñárritu por continuar "conquistando reconhecimentos e mostrando seu talento e sua grande capacidade".

O roteiro do filme foi escrito por Guillermo Arriaga e nele atuam a australiana Cate Blanchett, o norte-americano Brad Pitt e o mexicano Gael García Bernal, todos protagonistas. O filme conclui a trilogia composta por "Amores Brutos" e "21 Gramas", ambos sucessos de bilheteria.

Dois diretores mexicanos, González Iñárritu e Guillermo del Toro, competiram pela primeira vez no festival. Del Toro concorreu com seu filme "El laberinto del fauno", porém não teve a mesma sorte que seu colega.

González Iñárritu havia sido premiado no sábado com outro prêmio, não oficial, do Jurado Ecumênico. O jovem cineasta acredita que o reconhecimento "incentivará diretores da América Latina a fazerem bons filmes".

Leia mais
  • Veja lista de vencedores do 59º Festival de Cannes
  • Filme do britânico Ken Loach ganha a Palma de Ouro de Cannes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alejandro González Iñárritu
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cannes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página