Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2006 - 09h31

Bussunda começou carreira no "A Casseta Popular"

Publicidade

da Folha Online

O humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, nasceu no Rio de Janeiro e iria completar 44 anos no próximo dia 25. Ele morreu na manhã deste sábado no hotel em que estava hospedado, em Munique, Alemanha, vítima de um ataque cardíaco. Era casado e deixa uma filha.

Bussunda começou carreira no início da década de 80 como redator do fanzine, jornal e depois revista humorística "A Casseta Popular", que fez sucesso ao combinar humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na época, ainda estudava Jornalismo na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O jornal foi um dos embriões do programa "Casseta & Planeta Urgente!".

Blog da Soninha
Bussunda (à dir.) ao lado de Claudio Manoel e Juca Kfuori, na quinta-feira (15) em Bad Soden
Bussunda (à dir.) ao lado de Claudio Manoel e Juca Kfuori, na quinta-feira (15) em Bad Soden
O humorista iniciou sua participação na TV em 1988 como redator do programa "TV Pirata", que era exibido na Rede Globo. No ano seguinte, com o show "Eu vou tirar você desse lugar", dá início à parceria com o Planeta Diário, surgindo então o "Casseta & Planeta Urgente!", que iria ao ar anos depois, em substituição ao TV Pirata.

Como protagonista do Casseta desde 1992, Bussunda representava vários personagens, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jogador Ronaldinho, o Fenômeno.

Mesmo após a criação do programa, Bussunda continuou a atuar como cronista e jornalista independente. Colaborou com várias revistas esportivas e escreveu 11 livros. O humorista também participou de campanhas publicitárias, como a da Cerveja Antarctica, gravou três discos, encenou uma peça teatral, filmou dois longas metragem e dublou o personagem Shrek, do filme do mesmo nome.

Leia mais
  • Erramos: Bussunda começou carreira no "A Casseta Popular"
  • Humorista Bussunda, do Casseta & Planeta, morre aos 43 anos na Alemanha
  • Análise: Sem Bussunda, "Casseta" revive drama de "Os Trapalhões"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bussunda
  • Leia o que já foi publicado sobre Casseta & Planeta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página