Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 21h13

Saiba mais sobre Seu Creysson, do "casseta" Claudio Manoel

Publicidade

da Folha Online

Seu Creysson é o personagem mais famoso do humorista Claudio Manoel, que nasceu em Salvador (Bahia) no dia 15 de dezembro de 1958. O personagem é um dos filões do grupo humorístico "Casseta & Planeta". Manoel também é o redator final do programa.

Até uma "biografia" já foi lançada no mercado editorial: o livro "Seu Creysson, Vídia i Óbria" (108 páginas) é vendido por R$ 21,90 em livrarias virtuais e promete revelar a arte da picaretagem sem limites.

Fernando Donasci/FI
Para internautas, Seu Creysson (Claudio Manoel) deve ter mais destaque no "Casseta"
Para internautas, Seu Creysson (Claudio Manoel) deve ter mais destaque no "Casseta"
Erros grosseiros de português são a principal marca do personagem, que encarna um empresário de origem humilde, sem instrução, mas com um tino comercial para os desejos do consumidor de baixa renda.

O visual reforça os preconceitos do "homem que veio de baixo, analfabeto, mas ganhou a vida com muita esperteza": barrigudo, poucos dentes, cabelo ralo e óculos pesados.

Seu "império" é o Grupo Capivara, que lança produtos populares, em comerciais produzidos de forma tosca e pretensiosa, tendo Seu Creysson como garoto-propaganda. Há produtos como o "quiti de prástica popular" e o revolucionário "Diçonáurio da Línguia Portuguesia".

Seu Creysson também tem ambições políticas, será candidato à Presidência da República neste ano e até fundou um partido (Partido Çocial do Seu Creysson).

Em 2002, ano das eleições presidenciais, foram vendidas mais de 100 mil camisetas de Seu Creysson, que também foi candidato e personificou o voto de protesto no país. Em setembro de 2002, até uma carreata no centro de São Paulo foi realizada para promover a candidatura fictícia do personagem.

Em maio de 2004, foi noticiado que Manoel recebeu cachê de R$ 15 mil para dar palestrar a um grupo de diretores de supermercado sobre as dicas de marketing de Seu Creysson.

Leia mais
  • Para internautas, Seu Creysson é a salvação do "Casseta"
  • Humorista Bussunda, do Casseta & Planeta, morre aos 43 anos na Alemanha
  • Análise: Sem Bussunda, "Casseta" revive drama de "Os Trapalhões"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bussunda
  • Leia o que já foi publicado sobre Casseta & Planeta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página