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20/06/2006 - 15h49

Crítica: Cicarelli reconstrói imagem e Raica fica na sombra

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SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Direto do Minhocão, uma das áreas mais degradadas de São Paulo, uma imagem resume a história mais interessante no ordinário reino das celebridades no Brasil: quem é hoje a "ronaldinha" mais poderosa na mídia? Raica, 22, a atual namorada do craque, ou Daniella Cicarelli, 27, a ex que armou um barraco no dia do casamento?

Em prédios próximos do elevado Costa e Silva, as fotos gigantes das duas (Raica como garota-propaganda da grife TNG, e Cicarelli anunciando uma nova calcinha da marca Hope) disputam as atenções dos motoristas, moradores e pedestres, em meio às aberrações arquitetônicas, aos congestionamentos recordes e à poluição visual --à noite, o Minhocão fecha e vira um supermercado do sexo e das drogas, tendo como testemunhas silenciosas modelos estampadas em cartazes.

Sérgio Ripardo/Folha Online
No Minhocão, imagens de Raica (ao fundo) e Cicarelli disputam olhares em área degradada
No Minhocão, imagens de Raica (ao fundo) e Cicarelli disputam olhares em área degradada
A questão sobre o poder das "ronaldinhas" não muda o rumo da geopolítica mundial nem as apostas sobre o próximo vencedor da Copa do Mundo, mas ocupa páginas e páginas, todas as semanas, nas revistas de fofocas e de comportamento. Basta hoje dar uma olhada em qualquer banca: uma hora é Raica na capa, outra é Cicarelli. Um pouco de memória ajuda a entender o atual duelo de nomes, grifes e imagens nos bastidores.

Desde os tempos de Xuxa e Pelé, nos anos 80, namorar um jogador de futebol sempre foi um trampolim para a fama, para uma carreira nos ensaios de nudez ou de moda. Há cerca de um ano, após o anúncio da separação com Ronaldo, Cicarelli foi colocada na "geladeira" pelo mercado publicitário, com agências evitando escalar a apresentadora da MTV para campanhas no Dia dos Namorados. Havia um consenso na mídia: a imagem dela está "queimada", e anunciantes temiam relacionar seus produtos a uma história de fracasso (aborto e separação). O tempo passou. Cicarelli riu por último.

Bernat Armangue/AP
Raica já exibiu seio em desfile, mas adota discurso de boa moça
Raica já exibiu seio em desfile, mas adota discurso de boa moça
Hoje, quem está com a imagem arranhada é Ronaldo, que virou motivo de chacota e piadas, seja por seu desempenho frustrante nos primeiros jogos da Copa do Mundo, seja pela discussão acalorada, envolvendo até o presidente da República, sobre o sobrepeso do jogador. Em tese, posar ao lado de um parceiro assim poderia ser um mico para uma modelo, mas Raica tenta fugir do "inferno astral" do craque. Ela evita assumir uma imagem de garota bobalhona, grudada a Ronaldo, gritando e pulando em um arquibancada como uma "cheerleader" histérica e espalhafatosa. Pelo contrário, Raica trabalha, desfila na Fashion Rio, faz ensaios fotográficos --cada vez mais erotizados-- e adota a sobriedade no trato com a imprensa, com discurso de boa moça --ano passado, falava em estudar filosofia, agora mudou para psicologia.

S. Baptista/Folha Imagem
Separação arranhou imagem de Cicarelli com publicidade
Separação arranhou imagem de Cicarelli com publicidade
O retorno de Cicarelli à publicidade ocorreu após um esforço da modelo de dar sua versão sobre o fim do conto de fadas. Ela trocou de assessores, gastou muita saliva com uma maratona em programas televisivos e entrevistas em todas as mídias. A MTV ajudou, mantendo Cicarelli prestigiada, com suas atrações no ar, como o "Beija Sapo". O cachê caiu bastante após a tempestade da separação, mas dá sinais de recuperação. No ano passado, a modelo teve de desfilar em passarela de shopping do ABC--antes era perseguida por paparazzi como uma celebridade hollywoodiana.

Agora, a nudez de Cicarelli --impensável na época de Ronaldo-- irrompe nas ruas de São Paulo. Talvez seja uma provocação a um ex ciumento, que apagou a inicial do nome da apresentadora tatuado no pulso do braço (o "D" virou "R", de Ronald, como chama o filho do craque com Milene Domingues).

Mas Cicarelli voltou --hoje no cartaz do Minhocão, ela ganhou uma calcinha preta da Hope, acabando com o suspense artificial do "teaser" criado pela agência W/Brasil. Ela conseguiu recuperar parte do seu prestígio, driblando o "linchamento" sofrido no ano passado. A imagem de bruxa que expulsa convidados de sua festa de casamento em castelo é cada vez mais distante. Parece que a mídia está gostando de explorar a fase de renascimento da musa.

A ex-ronaldinha só precisa agora aproveitar o momento para dar o pulo do gato: deixar a igrejinha descolada da MTV e tentar construir catedrais em emissoras maiores, como Globo, Record ou SBT. Beleza, sorte e sangue frio para superar crises não vão lhe faltar.

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