Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 11h43

Final de "Prova de Amor" bate recorde e consolida sucesso

Publicidade

CAMILA MARQUES
da Folha Online

O último capítulo de "Prova de Amor", exibido nesta segunda-feira pela Record, bateu todos os recordes de audiência do núcleo de teledramaturgia da emissora. Segundo dados do Ibope, foram 23 pontos de média, com pico de 29 e share de 32% (participação de TVs ligadas no canal).

O final da trama, assinada por Tiago Santiago, apenas consolida o sucesso do folhetim desde sua estréia. Com 87 minutos de duração, o último capítulo de "Prova de Amor" ficou apenas 7 pontos atrás da Globo no horário de confronto direto, das 19h14 às 20h59, que pegou o "Jornal Nacional" e o início de "Páginas da Vida". Na mesma faixa de exibição, a emissora terceira colocada registrou 5 pontos de média.

Além do sucesso --a trama foi esticada em cerca de cem capítulos--, "Prova de Amor" termina com o mérito de ter incomodado a maior emissora televisiva do país. No dia 19 de janeiro, a novela ficou em primeiro lugar na audiência por 17 minutos no Rio, das 20h15 às 20h31, deixando em segundo o "JN" (à época, Willian Bonner e Fátima Bernardes estavam em férias).

No último dia da trama foi desvendado que Chicão era o verdadeiro assassino de Lopo Jr., Clarice e Daniel se casaram, Elza foi internada no hospício, Beatriz assumiu as empresas de Vitor Lopo, Pestana foi preso e Ricardo voltou para casa e fez as pazes com Dudu. Na mesma faixa de exibição, a emissora terceira colocada registrou 5 pontos de média e a quarta colocada 3.

"Prova de Amor" foi a terceira empreitada da Record na área de teledramaturgia desde a construção de novos estúdios no Rio de Janeiro (RecNova) e a contração de nomes de peso, entre atores e diretores, muitos deles vindos da Globo. É o caso do autor Tiago Santiago, que na Globo estava sempre em segundo plano e, na Record, ganhou status de rei.

Depois de "Prova", estreou "Cidadão Brasileiro", ainda no ar, e hoje entra na grade "Bicho do Mato", de Bosco Brasil e Cristianne Fridman. Antes disso vieram a "Escrava Isaura", que até agora detinha o recorde de 20 pontos de audiência no último capítulo, e "Essas Mulheres". As duas tramas marcaram a retomada da teledramaturgia da Record após o fracasso, em todos os sentidos, de "Metamorphoses", tirada do ar antes de fim.

"Prova de Amor" ajudou a consolidar o objetivo da Record de ultrapassar o SBT e atingir a vice-liderança no Ibope. Agora, como anunciou na última semana Hiran Silveira, diretor geral de teledramaturgia, a meta é atingir os "100 %", ou seja, iniciar a difícil missão de bater a Globo.

Bicho do Mato

Cenas exuberantes do Pantanal, corpos perfeitos em cachoeiras e na areia, romance e muito, mas muito humor são os principais ingredientes da novela "Bicho do Mato", que estréia hoje na Record com a difícil missão de sustentar os 16 pontos de audiência (de média) conquistados por "Prova de Amor".

Na trama, dirigida pelo ex-Global Edson Spinello, Juba (vivido por André Bankof) e Cecília (Renata Dominguez) formam o casal protagonista. Versão urbanizada de Mogli, O Menino Lobo (Walt Disney), Juba é um rapaz ingênuo, mas inteligente, que cresceu em contato da natureza do Pantanal mato-grossense e com valores indígenas, já que uma tribo fica nas terras em que o pai dele trabalha. Ao chegar na cidade, ele levará um susto com a civilização. Cecília, estudante do último ano de medicina, é a perfeita heroína: linda, forte, engraçada, esperta e com valores morais inabaláveis.

"Com humor, aventura, amor e drama, nosso objetivo é atingir em cheio a família, resgatar valores do interior com nossos personagens. Mostrar que as coisas são mais simples do que imaginamos tantas vezes", afirmou Cristianne Fridman em entrevista coletiva à imprensa no Rio. Segundo ela, a história não é maniqueísta, mas deixa claro desde o início quem são os vilões e quem são os mocinhos.

Leia mais
  • "Bicho do Mato" estréia na Record com meta de bater a Globo
  • Confira quais são os personagens de "Bicho do Mato"
  • Pantanal e praia viram pratos cheios para exibir corpos nus na TV
  • Depois de Jamanta e Carreirinha, "Bicho do Mato" terá Hilton

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página