Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2006 - 12h36

Atriz Cláudia Rodrigues conta sofrer de esclerose múltipla

Publicidade

da Folha Online

A atriz Cláudia Rodrigues, 35, que atualmente interpreta a empregada doméstica Marinete no seriado "A Diarista", na Globo, revelou em entrevista a um jornal carioca que há seis anos sofre de esclerose múltipla. Doença inflamatória do sistema nervoso central, em picos de crise a esclerose pode afetar a visão, a fala e a coordenação motora.

Segundo Cláudia, sua primeira reação ao receber o diagnóstico foi perguntar ao médico se ainda poderia ter filhos. "Ele disse que sim, e isso me tranqüilizou. Cheguei a tomar medicamentos, como corticóides, mas hoje a minha doença está supercontrolada. Os surtos podem ocorrer em fases de muito estresse", disse a atriz ao jornal "Extra".

Divulgação
Cláudia Rodrigues foi revelada no Prêmio Multishow do Bom Humor
Cláudia Rodrigues foi revelada no Prêmio Multishow do Bom Humor
Recentemente, quando teve seu último surto, Cláudia disse que estava muito cansada e com problemas pessoais, e então sua pálpebra começou a tremer. Como conhece seu histórico, logo correu para o médico para se tratar.

Como a esclerose múltipla não tem cura, Cláudia diz que aprendeu a conviver com ela. "É como se eu tivesse diabetes. Tenho que me cuidar, mas levo uma vida normal."

"A única certeza que a gente tem é a morte. Eu sei que há casos mais graves que o meu. Então, para lidar bem com a doença, tento viver com alegria (...), trabalhando, brincando com a minha filha e namorado", afirma ela.

Formada em educação física, a atriz Cláudia Rodrigues foi revelada como humorista no Prêmio Multishow do Bom Humor em 1996. No mesmo ano estreou na telinha na novela infantil que era transmitida dentro do programa da apresentadora Angélica. Antes de protagonizar o seriado "A Diarista", participou do "Zorra Total".

Nascida no Rio de Janeiro em 7 de junho de 1971, Cláudia tem uma filha de cinco anos, Iza, fruto do relacionamento com Brent Christopher Hiett --eles estão separados desde setembro de 2004.

Doença

A esclerose múltipla ocorre quando os anticorpos presentes no corpo combatem a mielina do cérebro e da medula --a substância recobre os prolongamentos dos nervos. Para a transmissão nervosa ocorrer e o corpo obedecer às ordens do cérebro, é preciso que a mielina esteja intacta, o que não ocorre com os doentes de esclerose. Assim, as ordens falham, ocasionando os problemas de visão, fala e coordenação motora.

As causas do aparecimento da esclerose múltipla não são conhecidas. Sabe-se apenas que não é hereditária e costuma afetar mulheres entre 20 e 40 anos. Durante surtos, o paciente deve ser internado para tratamento intravenoso, mais rápida, mas em outras ocasiões usa comprimidos.

Leia mais
  • Patrícia Travassos participa de "A Diarista" na próxima semana
  • "Casseta" aposta em convidados; MTV ataca com Hermes e Renato
  • Candidatura de Seu Creysson corre risco de ser "impugnada"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre esclerose múltipla
  • Leia o que já foi publicado sobre Cláudia Rodrigues
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página