Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2006 - 09h58

Faap abre hoje exposição gratuita com 200 peças de arte greco-romana

Publicidade

da Folha Online

Após as exposições "China", "Napoleão", "A Herança dos Czares" e "A Arte no Egito no Tempo dos Faraós" (que atraiu 400 mil pessoas), a Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) abre nesta segunda-feira (21) a exposição "Deuses Gregos", que ficará no Museu de Arte Brasileira da fundação, em Higienópolis, até 25 de novembro, com entrada gratuita.

São 200 peças de arte greco-romana oriundas do museu Pergamon de Berlim, entre elas representações de Afrodite, Artemis, Apolo, Dionísio, Zeus e Poseidon, entre outros deuses, heróis e semideuses gregos. O cenário da exposição trará um deus Apolo de 2,2 metros observando o Panteão Grego, com doze deuses do Olimpo.

Divulgação
Exposição traz peças inéditas no país; veja galeria de imagens
Exposição traz peças inéditas no país; veja galeria de imagens
Imagens de deuses, dádivas preciosas, santuários e aspectos do antigo ritual e da música oferecidos às divindades gregas são os principais destaques, além de esculturas dionisíacas que serão apresentadas em um jardim de uma vila romana. É a primeira vez que as peças, representantes daquela que é considerada a mais importante cultura da Antigüidade, vêm ao Brasil.

A mostra possui obras que estavam para ser restauradas há muito tempo, como uma ânfora de cerâmica recuperada a partir de 140 pedaços. Nela está representado seqüestro de Europa por Zeus, o deus principal.

Uma das salas da Faap recria o altar ladeado de frisos do Pergamon, em parte com réplicas em gesso. A outra sala principal reproduz um panteão, um templo dedicado ao conjunto dos deuses, como aquele em forma circular existente em Berlim.

De acordo com os organizadores da mostra, esta é a exposição de arte greco-romana mais expressiva a deixar o museu alemão. Quinze pesquisadores trabalharam na descrição e na pesquisa das peças, sob orientação de dois curadores: a arqueóloga alemã Dagmar Grassinger e o antropólogo brasileiro Tiago de Oliveira Pinto.

A exposição é fruto da parceria da Faap com o governo brasileiro na área de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha, a Copa da Cultura. A coleção saiu diretamente da Ilha dos Museus, localizada no centro histórico de Berlim. Serão aproximadamente 22 toneladas de obras de arte, distribuídas em 80 caixas com o total de 90 metros cúbicos que foram transportadas para São Paulo.

O museu do Pergamon é um dos cinco grandes museus localizados sobre uma ilha do rio Spree, é patrimônio histórico da humanidade da Unesco e faz parte da Fundação Cultural Prussiana --com a qual a Faap assinou um convênio, em setembro de 2004, para a realização da mostra, com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil.

Deuses Gregos
Quando: Abertura hoje (dia 21). Até 26 de novembro. Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado e domingo, das 10h às 17h.
Onde: Museu de Arte Brasileira da Faap (r. Alagoas, 903, Higienópolis, tel. 0/xx/11 3662-7198)
Quanto: grátis

Especial
  • Confira a galeria de fotos da exposição
  • Leia o que já foi publicado sobre a cultura greco-romana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página