Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 23h04

Personagem de desenho da MTV ganha fãs e inimigos na internet

Publicidade

da Folha Online

Com seu cabelão loiro, bochechas maquiadas e voz efeminada, Zé Maria, personagem andrógino do desenho animado tupiniquim "Fudêncio e Seus Amigos" (MTV), virou gíria para chamar alguém de gay em comunidades virtuais, seja em tom de brincadeira ou de homofobia.

Reprodução
Andrógino Zé Maria vira rótulo para chamar alguém de gay em comunidades e fóruns
Andrógino Zé Maria vira rótulo para chamar alguém de gay em comunidades e fóruns
"É um menino que foi criado como menina, ou seria uma menina como nome de menino? Tudo isso tem pouca importância no universo de Fudêncio", descreve a página oficial do programa da MTV, alimentando as suspeitas sobre a orientação sexual do personagem.

A cada novo episódio, Zé Maria vai adotando um comportamento mais alinhado com os gays. Os fãs torcem pelo romance entre o personagem e o caqui azarado Conrado, outro que foi alvo de questionamentos ("é caqui ou tomate?"). Em fóruns da internet sobre o desenho politicamente incorreto, há quem descreva Zé Maria como um "travesti de nove anos" ou "projeto de emo" (ainda sem franja, sem piercing na boca, sem colares de bola, sem cinto de ponta metálica, sem All Star).

Reprodução
Caqui Conrado, confundido com tomate, é apaixonado por Zé Maria em desenho da MTV
Caqui Conrado, confundido com tomate, é apaixonado por Zé Maria em desenho da MTV
No Brasil, não é novidade que nomes de personagens da TV (principalmente de programas humorísticos) virem rótulos para apregoar a homossexualidade alheia, seja essa orientação real ou suposta, assumida ou enrustida. No passado, há vários exemplos desse fenômeno.

Nos anos 80, ser chamado de Haroldo era uma referência ofensiva, pois era um personagem efeminado do programa de Chico Anysio na Globo. Outra denominação semelhante era Carlos Suely, assistente do Capitão Gay, criação de Jô Soares. Já Sandrinho, nome do personagem gay da novela "A Próxima Vítima" (1995), e Sarita, da novela "Explode Coração"(1995) também viraram pecha temida pelos machões.

O próprio nome Zé Maria já batizou um personagem da novela Xica da Silva" (1996-1997), da extinta TV Manchete, que era também chamado de "Zé Mulher". Vera Verão, do humorístico "A Praça É Nossa" (SBT), Pitbicha e Pitbitocas, popularizados no humorístico "Zorra Total" (Globo), são outros apelidos que incomodavam os rapazes.

O desenho "Fudêncio e Seus Amigos" é exibido pela MTV aos sábados (21h) e às quartas-feiras (a partir da meia-noite). Além de chamar os amigos gays de Zé Maria, alguns fãs do programa imitam o monossilábico Fudêncio, protagonista do desenho, cujo vocabulário se limita à expressão "mimimimimi".

Leia mais
  • Erramos: Personagem de desenho da MTV ganha fãs e inimigos na internet
  • "Fudêncio" brinca com aparição de Mussum e comedor de cérebros
  • Cultuado por emos, Yellowcard pede cachorro para passear no Brasil
  • Gays criam blogs para reproduzir ensaios de nudez

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o desenho "Fudêncio e Seus Amigos"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página