Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2006 - 17h57

Saiba mais sobre a Banda Calypso

Publicidade

da Folha Online

A Banda Calypso surgiu no Pará há sete anos, mas só estourou em todo o país em 2005, após shows e apresentações em programas populares, como o "Domingo Legal", de Gugu Liberato, no SBT, e o "Domingão do Faustão", da Globo.

Caio Guatelli-21.nov.2006/Folha Imagem
Banda Calypso é uma "máquina de vender CD"; saiba mais sobre o grupo do Pará
Banda Calypso é uma "máquina de vender CD"; saiba mais sobre o grupo do Pará
Com suas letras consideradas bregas pelos críticos, o casal Chimbinha (guitarra) e Joelma (vocais) começou sua trajetória arrebanhando fãs no Norte e Nordeste, depois no Centro-Oeste.

A última etapa foi a conquista do Sul e Sudeste. Antes, o grupo se apresentava em palcos da periferia de São Paulo.

Em 2005, conseguiu esgotar ingressos em casas como Via Funchal, na Vila Olímpia, e o Olympia, na Lapa.

A banda classifica seu ritmo como "calipso", originário do Caribe com adaptações a sons regionais típicos do Pará.

Máquina de vender CD

A banda se tornou um dos maiores vendedores de CDs e DVDs do país, emplacando diversos hits na parada das rádios das principais capitais, como São Paulo.

Com o dinheiro obtido com essa "máquina de vender CD", o casal comprou casas em Belém, Recife e num condomínio de luxo em Alphaville (SP).

O visual da dupla chama atenção. Chimbinha usa uma mecha loira no topete, enquanto Joelma veste top, shortinho, bota de plataforma com salto, tudo coberto por uma renda preta com bordados dourados.

Por que a mecha no topete?

Em entrevista à Folha em novembro do ano passado, Chimbinha respondeu a três perguntas-chaves sobre o grupo

1) "Por que você fez uma mecha loira no seu topete?" E ele: "É porque, como calypso é um ritmo [mescla de som caribenho e do paraense carimbó], há muitas bandas que se chamam de calypso. Quando começamos a aparecer na televisão, tive a idéia de fazer essa mecha para não confundir. Assim, agora todos sabem qual é a Banda Calypso".

2) "Como consegue vender um CD a R$ 10?". Chimbinha: "Nós mesmo fabricamos e fica mais barato do que fazer com uma gravadora. Não pagamos produtor, diretor não sei do quê, arranjador. Eu mesmo faço o arranjo, a direção, tudo. Não ganhamos muito com o CD, mas ficamos conhecidos e temos lucro com o show".

3) "Com o CD barato, deixam de ser vítimas da pirataria?" "Não, mas não brigamos com os pirateiros. Estouramos por causa da pirataria, que nos levou a várias cidades onde não chegaríamos."

Leia mais
  • Integrantes da Banda Calypso serão ouvidos em inquérito policial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Banda Calypso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página