Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 10h26

Morre o trompetista de jazz canadense Maynard Ferguson

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O trompetista canadense Maynard Ferguson, que desde muito jovem tocou com os maiores nomes do jazz do século 20 antes de iniciar uma bem-sucedida carreira como solista, morreu na quarta-feira (23) na Califórnia (oeste dos EUA) aos 78 anos.

Divulgação
Trompetista morreu nos EUA
Trompetista morreu nos EUA
Walter "Maynard" Ferguson estava em um hospital de Ventura, 60 km a oeste de Los Angeles, informa o site do músico. A morte do trompetista ocorreu devido a "insuficiência renal e hepática, resultado de uma infecção abdominal", de acordo com boletim médico. As quatro filhas de Ferguson estavam ao seu lado quando morreu.

Nascido em maio de 1928 em Montreal, Ferguson começou a carreira aos 13 anos na orquestra da rádio canadense CBC. Depois, acompanhou lendas deste gênero como Count Basie, Duke Ellington e Dizzy Gillespie.

Depois de formar sua própria orquestra, em 1945, lançou mais de 60 discos em 60 anos. Foi indicado ao Grammy, o prêmio de maior prestígio da música americana, por participar da trilha sonora do filme "Rocky". Em julho passado, o músico ainda estava trabalhando e tinha uma turnê pelo Japão na agenda.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre trompetistas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página