Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 12h32

Veneza homenageia Maria Callas e sua relação com a cidade

Publicidade

da Ansa, em Veneza

Maria Callas, além de ter sido a maior cantora lírica do século 20, era considerada também um ícone de glamour junto a Audrey Hepburn. Uma diva absoluta que exerce até hoje grande fascínio, a quase 30 anos de sua morte, e que "nasceu artisticamente" no Teatro La Fenice de Veneza, em 1947, onde se revelou ao mundo nos anos sucessivos.

Para homenagear esta relação especial entre a diva e a cidade dos canais, na ocasião do 63º Festival de Cinema de Veneza, a Associação Cultural Maria Callas apresenta uma exposição fotográfica intitulada "Callas, Diva em Veneza". A mostra será inaugurada nesta quinta-feira (31), no espaço Centrale Lounge, ao lado do Teatro La Fenice.

"Na exposição estão 13 imagens inéditas, a maior parte em preto e branco, que retratam a cantora no seu discreto e inconfundível glamour. Vemos desde a Callas posando em trajes de banho no Lido de Veneza em 1957 ou brincando com o marido à beira do mar, até a Callas dirigindo uma lancha e chegando em companhia de Luchino Visconti ao Palácio do Cinema", explica Bruno Tosi, organizador da mostra.

As imagens mostram anos de ouro na vida de Callas, testemunhando o amor da soprano pela cidade italiana, que no último verão batizou com o nome da estrela uma ponte ao lado do Teatro La Fenice e que em cinco anos poderá receber também um museu dedicado inteiramente a ela.

Em Veneza, a vida de Callas mudou completamente, principalmente após o encontro com o armador grego Aristotele Onassis, em 1957. Foi lá também que ela se revelou como soprano dramática em 1949, interpretando Elvira na ópera "I Puritani", cantando ininterruptamente no Teatro La Fenice até 1954 e recebendo os primeiros significativos sucessos da parte da crítica.

Leia mais
  • Festival de Cinema de Veneza tem apenas estréias mundiais
  • Festival de Veneza mostra documentário sobre a máfia
  • 'Inland Empire', de David Lynch, estará no Festival de Veneza
  • Sessão 'Curtas Curtíssimos' encerrará Festival de Veneza

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Veneza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página