Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 15h12

Brasil indica "Cinema, Aspirinas e Urubus" para disputar vaga no Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, vai concorrer a uma vaga no Oscar 2007. A produção foi a escolhida pelo MinC (Ministério da Cultura) nesta quarta-feira para disputar uma posição na categoria de melhor filme estrangeiro. Ao todo, 14 longas-metragens concorriam.

O longa-metragem já recebeu mais de 40 prêmios em diversos festivais, como o 9º Festival de Cinema Luso-Brasileiro , o 21º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, o 10º Festival de Cinema Latino-americano de Lima, a 29ª Mostra BR e o Festival de Cannes. A produção chegou a receber elogios do jornal "The New York Times".

Divulgação
Cena de "Cinema, Aspirinas e Urubus"
Cena de "Cinema, Aspirinas e Urubus"
À época do lançamento, o diretor pernambucano Marcelo Gomes afirmou, em entrevista à Folha Online, que o sucesso do seu primeiro longa em festivais se deve à mensagem universal da história. "Cinema, Aspirinas e Urubus" já foi exibido em Londres, Sarajevo, Cannes, Los Angeles, San Sebastián, Hamburgo, Recife, São Paulo e Rio.

"É um filme que fala sobre duas pessoas [um sertanejo e um mascate alemão] que querem ser donos de seus destinos e descobrir caminhos melhores para suas vidas, apesar de condições sociais e políticas antagônicas [seca e guerra]."

Na história, que se passa em 1942, o ator alemão Peter Ketnath vive o mascate germânico que percorre o sertão nordestino vendendo aspirinas em um caminhão e acompanha por rádio o drama da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele faz dupla com o baiano João Miguel, que vive o sertanejo Ranulpho --na Mostra BR 2005, ele ganhou o prêmio de melhor ator, escolhido pelo júri internacional.

Assim, é do encontro entre Ranulpho e Johann que nasce "Cinema, Aspirinas e Urubus", um filme que retrata o cotidiano deles, os encontros com outros viajantes, as conversas, os perigos, as ameaças e, finalmente, a construção de uma amizade entre pessoas de culturas tão diferentes.

Divulgação
Longa concorreu com outros 14 filmes
Longa concorreu com outros 14 filmes
A seleção foi realizada por uma comissão presidida pelo secretário do Audiovisual, Orlando Senna. Completam o júri o cineasta Andrucha Waddington, a roteirista Carolina Kotscho, a diretora de festival e distribuidora Ilda Santiago, o cineasta, produtor e roteirista Jorge Bodansky, o produtor Moisés Augusto, o editor Ricardo Miranda e a cineasta Sandra Werneck.

Agora, o nome do indicado será levado à Academia americana, que seleciona cinco produções de língua não inglesa para concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro (confira aqui alterações no processo de seleção do Oscar).

A 79ª edição da mais importante cerimônia de premiação da indústria cinematográfica mundial acontece em 25 de fevereiro do próximo ano--os indicados serão anunciados em 23 de janeiro.

O indicado do Brasil no ano passado foi "2 Filhos de Francisco", de Breno Silveira, que não chegou a entrar na lista dos cinco concorrentes à estatueta dourada. O filme foi visto por 5,3 milhões de pessoas, enquanto "Urubus" teve público de 120.000.

Confira os longas que se inscreveram:

"Árido Movie", de Lírio Ferreira
"A Máquina", de João Falcão
"Anjos do Sol", de Rudi Lagemann
"Bens Confiscados", de Carlos Reichenbach
"Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes
"Cafundó", de Paulo Betti e Clovis Bueno
"Depois Daquele Baile", de Roberto Bontempo
"Doutores da Alegria", de Mara Mourão
"Estamira", de Marcos Prado
"Irma Vap - O Retorno", de Carla Camurati
"O Maior Amor do Mundo", de Carlos Diegues
"Tapete Vermelho", de Luiz Alberto Pereira
"Vida de Menina", de Helena Solberg
"Zuzu Angel", de Sergio Resende

Leia mais
  • Diretor de "Cinema, Aspirinas..." comemora indicação e articula "lobby"
  • "Cinema, Aspirinas e Urubus" volta às telas na próxima semana
  • Ator de "Urubus" filma novo longa com Paulo Miklos
  • "Urubus" tem apelo universal, diz cineasta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página