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01/10/2006
-
08h48
da Ansa, em Londres
A música do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) acalma os alunos em sala de aula e pode reverter comportamentos agressivos, melhorando substancialmente o rendimento dos estudantes, afirma um estudo de cientistas britânicos.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Derby, no centro da Inglaterra, concluiu que fazer com que os alunos entre três e sete anos ouçam Mozart não só acalma os ânimos da classe como melhora o rendimento escolar. Os autores do estudo, Simon Brownhill, Fiona Shelton e Clare Gratton, também afirmaram que os concertos do compositor austríaco ouvidos durante aulas de matemática deram resultados "surpreendentes" nos alunos, especialmente nos que apresentam "problemas graves de conduta".
O livro em que o estudo foi publicado, intitulado "101 Essential Lists for Managing Behaviour in the Early Years" (101 aspectos essenciais para controlar o comportamento de crianças nos seus primeiros anos) evidenciou que a música de Mozart "pode ser uma ferramenta muito poderosa na luta contra o mau comportamento em sala de aula".
Além de Mozart, os especialistas demonstraram que certas obras do russo Tchaikovsky (1840-1893), em especial a sua "Introdução" de 1812, "anima" os alunos. Também provaram que, ouvindo certos temas, as crianças aceitam algumas tarefas específicas. Por exemplo, para fazê-las limpar ou se acomodar na sala, recomendam a música-tema do filme "Missão Impossível".
Outra recomendação é permitir que os alunos ouçam suas músicas preferidas, para recompensá-los pelo bom comportamento.
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Música de Mozart acalma alunos em sala de aula, diz estudo
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A música do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) acalma os alunos em sala de aula e pode reverter comportamentos agressivos, melhorando substancialmente o rendimento dos estudantes, afirma um estudo de cientistas britânicos.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Derby, no centro da Inglaterra, concluiu que fazer com que os alunos entre três e sete anos ouçam Mozart não só acalma os ânimos da classe como melhora o rendimento escolar. Os autores do estudo, Simon Brownhill, Fiona Shelton e Clare Gratton, também afirmaram que os concertos do compositor austríaco ouvidos durante aulas de matemática deram resultados "surpreendentes" nos alunos, especialmente nos que apresentam "problemas graves de conduta".
O livro em que o estudo foi publicado, intitulado "101 Essential Lists for Managing Behaviour in the Early Years" (101 aspectos essenciais para controlar o comportamento de crianças nos seus primeiros anos) evidenciou que a música de Mozart "pode ser uma ferramenta muito poderosa na luta contra o mau comportamento em sala de aula".
Além de Mozart, os especialistas demonstraram que certas obras do russo Tchaikovsky (1840-1893), em especial a sua "Introdução" de 1812, "anima" os alunos. Também provaram que, ouvindo certos temas, as crianças aceitam algumas tarefas específicas. Por exemplo, para fazê-las limpar ou se acomodar na sala, recomendam a música-tema do filme "Missão Impossível".
Outra recomendação é permitir que os alunos ouçam suas músicas preferidas, para recompensá-los pelo bom comportamento.
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