Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2006 - 10h47

Morre Ruth Brown, cantora de R&B popular nos anos 50

Publicidade

da Folha Online

A cantora norte-americana de R&B (rhythm and blues) Ruth Brown morreu ontem (17), em decorrência de complicações de um derrame e de um ataque cardíaco, em um hospital em Los Vegas. Ela tinha 78 anos.

Popular nos anos 50, a artista gravou canções como "Teardrops in My Eyes", "5-10-15 Hours" e "(Mama) He Treats Your Daughter Mean". Ela foi responsável por hits do selo Atlantic Record, conhecido como a "gravadora que Ruth construiu".

Stuart Ramson/AP
Aos 78 anos, Ruth Brown morreu após derrame e ataque cardíaco em Las Vegas
Aos 78 anos, Ruth Brown morreu após derrame e ataque cardíaco em Las Vegas
"Ruth foi uma das figuras mais importantes e queridas na música moderna. Você pode sentir sua influência em todo mundo, desde Little Richard a Etta (James), Aretha (Franklin), Janis (Joplin) e divas atuais como Christina Aguilera", comentou a cantora Bonnie Raitt, em nota à imprensa.

Ruth era conhecida como a "garota com uma lágrima na voz" devido ao ser estilo de cantar carregado de emoção. Ela foi a artista negra feminina que mais vendeu discos nos anos 50. Depois, nos anos 60, a carreira entrou em declínio.

Ruth também se notabilizou pela batalha de artistas para receber royalties das gravadoras. Ela integrou o Hall da Fama do Rock em 1993.

Leia mais
  • Nova musa do soul, India.Arie celebra cabelos em novo clipe
  • Rádios de SP começam a tocar a "Norah Jones britânica"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cantoras de R&B
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página