Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2006 - 18h01

Ator Jece Valadão morre aos 76 anos em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O ator Jece Valadão, 76, morreu nesta segunda-feira no hospital Panamericano, em São Paulo, em seu sexto dia de internação na UTI da instituição. O ator deu entrada no Hospital Modelo com insuficiência respiratória aguda na terça-feira (21) passada e foi transferido para o Panamericano no mesmo dia.

Ana Ottoni/Folha Imagem
Jece Valadão, 76, deu entrada em hospital de São Paulo com insuficiência respiratória
Jece Valadão, 76, deu entrada em hospital de São Paulo com insuficiência respiratória
Segundo boletim médico divulgado nesta tarde, o paciente apresentou uma piora do quadro geral, com comprometimento da função renal.

A nota informa ainda que, após alteração do ritmo cardíaco (arritmia cardíaca), foi realizada tentativa de reversão do quadro, sem sucesso. O óbito, diz a nota, foi declarado às 17h20.

Criado em Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), terra natal também do cantor Roberto Carlos e do cronista Rubem Braga, Jece Valadão, conhecido como o maior cafajeste do cinema nacional por seus papéis, participou de mais de cem produções (filmes, novelas e séries), seja como ator, diretor ou autor.

Entre os filmes mais recentes estão "Garrincha - Estrela Solitária" (2003), "Em Nome de Jesus" (2003) e "O Cangaceiro" (1997) --recentemente, ele dedicava-se às filmagens do novo filme de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, "Encarnação do Demônio". Na TV, fez participações especiais nos seriados "Sob Nova Direção" e "A Diarista" e na novela "Bang Bang", além da série "Filhos do Carnaval", transmitida pelo canal HBO.

Divulgação
O ator Jece Valadão em cena da série "Filhos do Carnaval" (2006), do canal HBO
O ator Jece Valadão em cena da série "Filhos do Carnaval" (2006), do canal HBO
Entre os filmes clássicos de que participou estão "Os Cafajestes" (Ruy Guerra, 1962), "Idade da Terra" (Gláuber Rocha, 1980), "Rio 40 graus" (Nelson Pereira dos Santos, 1955) e "O Boca de Ouro" (Nelson Pereira dos Santos, 1962).

Por "Rio 40 Graus", aliás, Jece ganhou um prêmio de melhor ator por seu papel de malandro. Curiosamente, recusaram-se a lhe dar o prêmio, achando que era mesmo um marginal do morro --ele só recebeu depois de provar o contrário.

Valadão tem um filho com a atriz Vera Gimenez, o também ator Marco Antonio Gimenez, intérprete do Urubu, de "Malhação", da Globo. O ator, que passou por seis casamentos, tem outros oito filhos, quatro reconhecidos e quatro assumidos por outros homens.

Recentemente, gravou um documentário ("O Evangelho Segundo Jece Valadão") sobre a própria vida em que diz ter se arrependido por ter sido um pai ausente e em que conta como a religião o transformou em um novo homem.

Atualmente, Jece Valadão era casado com a dona-de-casa Vera Lúcia Valadão, 45.

Leia mais
  • Confira filmografia do ator
  • Jece Valadão disse que religião o transformou em novo homem
  • Leia frases do ator Jece Valadão
  • Com "estado neurológico grave", Nair Bello permanece em coma

    Especial
  • Veja galeria de fotos do ator Jece Valadão
  • Leia o que já foi publicado sobre Jece Valadão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página