Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2006 - 11h46

Escritor Philip Roth se despede de seu personagem fetiche

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O escritor americano Philip Roth disse adeus a seu personagem fetiche e "ghost writter" Nathan Zuckerman, que aparecerá pela última vez em uma obra que será lançada em 2007 nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira sua editora.

"Exit Ghost', nono e último romance com Zuckerman como personagem central, será lançado em outubro de 2007, 28 anos depois do primeiro livro, "The Ghost Writer", informou a Houghton Mifflin.

Enquanto "The Ghost Writer" foi protagonizado por um jovem romancista, "Exit Ghost" será o retrato de um homem idoso atormentado pela perda de seus meios e o temor de ver desaparecer os que restam. Na obra, Nathan Zuckerman volta a Nova York após 11 anos recluso em Massachusetts (nordeste). Na megalópole, ele cruza com uma nova geração de escritores, mas também com um velho amigo moribundo, e se vê confrontado com revelações, acrescentou a editora.

Segundo a casa editorial, o romance final com Zuckerman é um "estudo removedor da obsessão, do esquecimento, da resignação e do desejo impossível de se satisfazer".

Philip Roth, 73, escreveu cerca de 20 romances, entre eles "A Marca Humana", "Pastoral americana" (com o qual ganhou o prêmio Pulitzer em 1997), 'O Complexo de Portnoy" e "Complô contra a América". O mais recente, "Everyman", foi publicado neste ano nos Estados Unidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Philip Roth
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página