Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 10h04

DVD do Racionais traz documentário de Brown e cenas com Benjor

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Eles demoraram anos para aderir ao DVD. Mas, uma vez que o fizeram, chegaram com os dois pés na porta. Grupo mais importante do cenário hip hop nacional, o Racionais MCs lança em dezembro "1000 Trutas 1000 Tretas", DVD que traz 15 músicas ao vivo, um documentário dirigido por Mano Brown e imagens do grupo em clima de descontração (acredite, eles também riem).

Divulgação
DVD tem três horas de duração
DVD tem três horas de duração
A faixa de abertura, "A Benção Mamãe, a Benção Papai", traz participação de Jorge Benjor durante um show no Sesc Itaquera (na zona leste de SP) em 2004. São desse show e de outro, ocorrido no Galpão do Brás (centro de SP) em 2002, a maioria das imagens. Mas há outras, captadas em mais de 40 apresentações pelo país, que vão sendo mescladas ao longo do DVD.

Exceto pela música com Benjor, o CD traz as mesmas faixas do DVD (ambos já com pré-venda em alguns sites). Mano Brown, Ice Blue, Eddy Rock e KLJay optaram por fazer dessa primeira compilação de imagens uma espécie de "ao vivo" do disco duplo "Nada Como um Dia Após o Outro Dia" (2002), seu trabalho mais recente e mais evoluído, ao lado do marcante "Sobrevivendo no Inferno" (1998).

As faixas eleitas são "Negro Drama", "Da Ponte Pra Cá", "Expresso da Meia-Noite", "Eu Sou 157", "A Vida É Desafio", "1 por Amor 2 por Dinheiro", "Vida Loka" partes 1 e 2, "A Vítima", "Crime Vai e Vem" e "Jesus Chorou". Há ainda "Tô Ouvindo Alguém Me Chamar", "Diário de um Detento" e "Fórmula Mágica da Paz", de "Sobrevivendo no Inferno".

Documentário

Com produção da Sindicato Paralelo, o DVD tem cerca de três horas de duração (peneiradas a partir de 600 horas de material bruto). Nos extras está um documentário que deve ser a jóia da coroa de "1000 Trutas 1000 Tretas".

Dirigido pelo próprio Mano Brown, o filme traz a história da música negra em São Paulo, desde o início do século 20 até os anos 80. Imagens de arquivo da TV Cultura e entrevistas com DJs e produtores de bailes das antigas contam a história que culminou no surgimento do hip hop na cidade --a saga do Racionais, iniciada 18 anos atrás, não é contada (segundo Brown, essa é uma história que deve ser relatada por outras pessoas).

Benjor, que participa da faixa de abertura, está também nos extras, em cenas de confraternização com os Racionais. Em uma, presenteia os dois filhos de Brown. Noutra, o mestre do samba-rock recebe uma bombeta vinho e branca com as iniciais VL (de Vida Loka).

Outras imagens mostram o grupo em momentos de descontração, como durante a passagem do Racionais pelo Japão. Tem até piada de Brown, em um momento de riso nunca antes levado a público.

Leia mais
  • DVD traz panorama do rap paulista com bênção de Mano Brown
  • Luiz Melodia e rapper Mahal tocam juntos no Sesc em SP
  • Rappers franceses incentivam jovens da periferia a votar
  • Precursor do "hip hop paz e amor", De La Soul toca no ABC

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Racionais MCs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página