Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2006 - 10h06

Possível noivado do príncipe William agita britânicos

Publicidade

da France Presse, em Londres

O príncipe William, 24, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, termina nesta semana sua formação de oficial na academia militar de Sandhurst. Mas o fato é ofuscado por uma interrogação que agita cada vez mais os britânicos: afinal, ele pedirá a mão da bela Kate Middleton, 24?

As boas novas sobre a família real têm sido escassas nos últimos anos. O último nascimento ocorreu há mais de três anos, quando o príncipe Edward, o caçula da rainha Elizabeth 2ª, se tornou pai de lady Luisa. Também houve o casamento entre o príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, em 2005, mas este se tratou, sobretudo, de regularizar um longo relacionamento.

A imprensa popular se agita, os vendedores de suvenires se animam: será 2007 o ano do príncipe William e da volta do glamour? O jornal "Daily Mail" evocou um possível pedido durante as festas de fim de ano, quando a família real estiver reunida em Sandringham (leste da Inglaterra).

Segundo o jornal, o anúncio oficial ocorreria na primavera, acrescentando que Kate Middleton foi convidada para a ceia de Natal em Sandringham, um fato sem precedentes para uma "amiga", e também assistirá ao culto do dia 25 ao lado de William e de sua família.

O palácio de Buckingham não fez comentários sobre o convite e disse que se trata de algo "absolutamente privado".

Aos 24 anos, William, filho do príncipe Charles e da princesa Diana, segundo na ordem de sucessão ao trono, está há três anos com Kate Middleton, uma bela morena da mesma idade que conheceu na universidade escocesa de St. Andrews. Ele estudava geografia, ela, história da arte. Ele dividiam o andar com outros dois estudantes. Rapidamente viraram inseparáveis e gradualmente foram acumulando indícios que para muitos dão sinais de casamento à vista.

A primeira aparição juntos foi nas pistas de esqui da estação suíça de Klosters, em abril de 2004, seguido do primeiro encontro com a rainha Elizabeth 2ª no castelo escocês de Balmoral. O primeiro beijo público foi flagrado na primavera de 2006, novamente em Klosters. Há alguns meses, Kate faz aulas de equitação, indispensáveis para alguém que pretenda entrar em uma família apaixonada por cavalos.

À medida que ocorrem estes hipotéticos sinais, a imprensa popular não perde o casal de vista nem por um instante, registrando suas férias em Ibiza com William em traje de banho, as compras no bairro londrino de Earls Court, a descontração em uma discoteca... Os paparazzi miram qualquer coisa.

Enquanto aumenta a impaciência, alguns preferem evitar riscos. A rede de lojas Woolworth negociou recentemente contratos para 20 artigos de suvenir estampando os rostos sorridentes do príncipe e sua amada, de xícaras a pratos, passando por mouse de computador: só falta imprimir a data do casamento.

Outros, também por precaução, já registraram sites, como willandkate.co.uk, willandkate.com e williamandkate.net, que podem futuramente ser um bom negócio para vender. Mas, até agora, os dois principais interessados não se manifestaram.

No ano passando, quando circulavam boatos com o mesmo tom, o príncipe William deu um banho de água fria nos mais apressados. "Sou jovem demais para me casar. Não quero fazê-lo antes dos 28 ou 30 anos", disse.

Para Ingrid Seward, especialista em monarquia britânica, o casamento não ocorrerá apressadamente. "Não acho que vão se casar logo porque a vida de William ainda não está encaminhada", disse recentemente. Depois de Sandhurst, William deverá seguir a carreira militar durante mais três anos.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o príncipe William
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página