Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 09h29

Globo volta a "fatiar" transmissão do Oscar

Publicidade

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

Pelo oitavo ano consecutivo, o Brasil está fora da corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Desde que "Central do Brasil" disputou a estatueta --e perdeu para "A Vida É Bela"--, o país não emplaca um concorrente na categoria.

Desta vez, o preterido (para nove finalistas anunciados anteontem pela Academia de Hollywood) foi "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes.

Se quiser torcer pelo "Brasil no Oscar", porém, o público ainda poderá ter uma chance indireta. "A Rainha", do inglês Stephen Frears, com fotografia do brasileiro Affonso Beato, é candidato a várias indicações.

A Academia divulga os nomeados em todas as categorias na próxima terça. A cerimônia de premiação, que ocorre no dia 25/2, voltará a ter a transmissão fatiada pela Globo, única TV aberta a exibir a festa.

O Oscar começa às 22h (horário de Brasília). Como ocorre no domingo, a Globo só levará o programa ao ar a partir das 23h10, depois do "Fantástico" e do "Big Brother Brasil", que terá "uma edição mais curta", segundo informação da emissora.

Os prêmios anunciados antes disso serão mostrados em "flashes" na programação e nos intervalos. A apresentação fica a cargo de José Wilker e Maria Beltrão, como no ano passado.

Na TV paga, o Oscar será exibido na íntegra e com exclusividade pelo TNT, com o crítico Rubens Ewald Filho como comentarista. Ewald Filho e a apresentadora Maria Cândida entrarão no ar às 21h, comentando o "tapete vermelho", a glamourosa chegada dos astros.

No "aquecimento" para a festa, o Telecine reedita seu Festival do Oscar, nos canais Premium e Cult, a partir da quinta, 22/2, até o domingo do Oscar.

O pacote mais recente (e mais atraente) está no Telecine Premium e reúne seis indicados do ano passado, incluindo o discutido vencedor de melhor filme, "Crash - No Limite" (Paul Haggis), que desbancou "O Segredo de Brokeback Mountain" (Ang Lee), dado como o grande favorito.

Além dos filmes de Haggis e Lee, o festival trará "O Jardineiro Fiel", do brasileiro Fernando Meirelles, que deu a estatueta de atriz coadjuvante a Rachel Weisz; "Capote", "Johnny e June" e "King Kong".

Confira os nove finalistas:

"Volver"* (Espanha), de Pedro Almodóvar

"O Labirinto do Fauno"* (México), de Guillermo del Toro

"The Lives of Others"* (Alemanha), de Florian Henckel von Donnersmarck

"Dias de Glória" (Argélia), de Rachid Bouchareb

"Water" (Canadá), de Deepa Mehta

"After the Wedding" (Dinamarca), de Susanne Bier

"Avenue Montaigne" (França), de Daniele Thompson

"Black Book" (Holanda), de Paul Verhoeven

"Vitus" (Suíça), de Fredi M. Murer

* Concorreram ao Globo de Ouro de produção em língua estrangeira

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página